Hoje, dia 16.03.2021, houve uma chuva de estrelas cadentes em S. Pedro da Cova, a propósito do livro infantojuvenil "Ema e a Estrela Carente", do escritor/jornalista Sérgio Almeida, que se inspirou na sua filha mais velha, Ema. Uma história sobre o valor da amizade e dos sonhos. Uma história que nos permite ter um pé no sonho e o outro na realidade.
Deste livro nasceu a canção da Ema, da autoria do músico, e também escritor, Álvaro Maio. Por sua vez, esta música transformou-se num projeto escolar de Ensino à Distância, criado pelos professores Alda Branca, António Vieira, Maria José Moura de Castro, e alunos de São Pedro da Cova. E desta forma, uma atividade do PAA do Departamento de Línguas, alargou-se ao Departamento das Expressões, tornando-nos mais fortes. Vale a pena escutar esta bela adaptação da mesma.
Se este dia tivesse um nome especial, seria o dia da EMA. Durante cerca de uma hora, os alunos do 2º ciclo e seus professores estiveram à conversa com os três convidados, envolvidos pela escrita e pela música, e até por curiosidades em relação ao tema do jornalismo.
Um bem-haja a todos.
Departamento de Línguas
Na semana de 1 a 5 de março, no âmbito do Projeto dos Precursores da Leitura e da Escrita do 1º ciclo, foi dinamizada mais uma atividade em contexto online, uma vez que estamos no E@D, e com todos os alunos das turmas do primeiro ano. Tendo em conta o Plano de Autonomia e Flexibilidade Curricular do 1º ano, cujo tema é a “Água”, os alunos ouviram a história “O Peixe Arco-Íris”. Fizeram a sua análise exploratória, através do reconto e sequencialização das imagens da história. Foi criado um momento de reflexão e debate, onde dialogaram sobre a amizade, o respeito pela diferença, a partilha e a entreajuda. Trabalharam palavras com o fonema “n” e escreveram o nome das personagens da história. No momento assíncrono realizaram a construção da personagem principal “O Peixe Arco-Íris”, em formato 3D e utilizando diferentes materiais.
O objetivo desta atividade foi desenvolver a fala expressiva; a memorização; a memória visual; a leitura de imagens; o vocabulário; o reconto da história; a consciência fonológica; a consciência gramatical; sequencializar acontecimentos; a motricidade fina; o pensamento crítico e opinativo; a sensibilização para os problemas do Mundo (respeito pela diferença) e o envolvimento da comunidade escolar.
Sílvia Miranda e Teresa Ramos
Mais uma vez, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.
Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.
Nota: Devido à atual situação, a calendarização das várias fases do processo, serão indicadas mal seja oportuno.
Documentos:
Regulamento https://opescolas.pt/regulamento/
Ficha de Inscrição para o Projeto
Nota:
Neste ano letivo, os alunos podem apresentar diretamente as suas candidaturas na página do OPE (www.opescolas.pt), no separador “Inscrição” - https://opescolas.pt/inscricao/
Podem também, se entenderem, entregar a candidatura na Secretaria, utilizando a Ficha de inscrição para o Projeto, orçamento e a Lista de Apoiantes, ou por mail para .
Contacta o Coordenador: Professor Jorge Aragão, presencialmente ou por mail, através do endereço:
Para visualizar, clique na ligação seguinte: http://agrupspc.pt/documentos/JornalFEV2021/index.html
Agradece-se à Comunidade Educativa todo o empenho manifestado nesta iniciativa.
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Compilação de trabalhos realizados por alguns alunos da turma 5ºC, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.