Últimas
  • Loading

Na passada quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a turma EFA Nível Secundário do Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova dinamizou uma palestra relativa à temática das antigas minas da vila, apresentada pelo Dr. Daniel Vieira, vereador da Câmara Municipal de Gondomar e ex-autarca da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, a qual contou com a presença da equipa de formadores e com a turma EFA B3C, entre outros convidados.

 

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da atividade integradora da turma, subordinada ao tema-projeto “Revitalização da área de localização das antigas minas de S. Pedro da Cova”. Nesta ação de caráter informal e intimista, o Dr. Daniel Vieira efetuou um pequeno resenho das características e envolvência da população mineira.

 

A atividade pretende alertar e sensibilizar a comunidade educativa, o público em geral e o governo local e central, para a necessidade de acionar um plano de requalificação deste espaço (integrado no designado “Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto), face ao atual abandono, após a remoção dos escombros da antiga siderurgia nacional.

 

Importa salientar que a extinta atividade mineira e os resíduos industriais, posteriormente depositados, deixaram profundas cicatrizes na paisagem e contaminações perigosas nos solos e aquíferos, aspetos que exigem uma tomada de consciência político-ambiental ampla, capaz de permitir a criação de requisitos conducentes à dinamização socioeconómica sustentável de uma área rural desfavorecida e, paralelamente, gerar as condições necessárias para preservar as características patrimoniais identitárias das gentes da terra.

 

A mediadora da turma EFA N/S

Maria dos Anjos Esteves

 

 


Main Menu