Últimas
  • Loading

No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha 2018, a Biblioteca Escolar desafiou os alunos do Agrupamento a participarem no Concurso Literário da Marinha. Os textos, cujo tema era Uma Aventura no Mar tinham de ser elaborados individualmente. Surpreendentemente, vinte e nove textos provenientes de alunos a frequentar os 3º e 4º anos das escolas básicas de Belo Horizonte, Carvalhal/Mó, Passal e de Vila Verde, por cumprirem as normas estabelecidas no regulamento, seguiram para Concurso.

 

Depois, veio o inesperado: um convite da Marinha para se estar presente na cerimónia de entrega de prémios no Pavilhão das Galeotas - Museu de Marinha - Lisboa, no dia 17 de maio.

 

A nível nacional, participaram neste concurso 342 alunos de várias escolas do país. O júri destacou um dos alunos do nosso agrupamento pela qualidade/originalidade do seu texto.

 

Movimentaram-se meios para se poder levar a Lisboa os alunos participantes, mas em vão! Era tudo muito em cima da hora!

 

Um empresário de Gondomar de nome Manuel Pinto, ao tomar conhecimento desta situação, prontificou-se em doar um valor significativo para ajudar no aluguer de um autocarro.

 

O dia da cerimónia estava a aproximar-se e não havia autocarro disponível.

 

Feito o agradecimento ao Sr. Manuel Pinto pela sua boa vontade, decidiu-se recusar a doação, mas este insistiu na possibilidade de levar a Lisboa, pelo menos o aluno que tinha sido premiado pela qualidade/originalidade do seu texto, suportando todas as despesas.

 

Com a devida autorização da senhora diretora e do seu encarregado de educação, o aluno Guilherme José Ferreira Barbosa, a frequentar o 4.º ano na escola Básica Carvalhal/Mó, foi acompanhado pela professora titular da turma e pela professora bibliotecária.

 

A doação do Sr. Manuel Pinto permitiu dar a conhecer novos mundos ao mundo pessoal do Guilherme.

 

Os olhos do aluno reluziram ao entrar no Pavilhão das Galeotas, mas havia uma minúscula sombra disfarçada no seu sorriso!

 

“Estás feliz, Guilherme?”

“Professora, estou tão feliz, mas estaria muito mais feliz se os outros colegas pudessem ter vindo para verem o que eu estou a ver!”

Mas há mais … Sensibilizados pela pouca presença de alunos na cerimónia, o Sr. Almirante Mourão Ezequiel (Diretor da Comissão Cultural de Marinha) e o Sr. Comandante Passos Ramos (Diretor do Museu de Marinha) disponibilizaram convites, válidos por três meses, a todos os participantes neste Concurso Literário pela ordem indicada:

 

1º Prémio – Bilhete familiar gratuito para visitar o Museu de Marinha + Planetário Calouste Gulbenkian + Aquário Vasco da Gama + Fragata D. Fernando II e Glória;

 

Textos destacados pela qualidade/originalidade – Bilhete familiar gratuito para visitarem o Museu de Marinha;

 

Restantes alunos participantes - Acesso gratuito ao Museu de Marinha, acompanhados por um adulto.

 

O Guilherme foi convidado a conhecer o interior do Museu de Marinha. A seguir fascinou-se com a zona de Belém. No regresso, ainda deu para parar no Terreiro do Paço.

 

Finalmente, regressou ao Porto, carregado de certificados e outros presentes para serem distribuídos por todos os alunos que participaram neste concurso.

 

“Foi um dia que nunca irei esquecer!” (Guilherme)

 

 

 

 


Main Menu