Últimas
  • Loading

Projeto: Proposta de Revitalização do Antigo Complexo Mineiro de S. Pedro da Cova

 

No passado dia 14 de junho, a turma EFA NS começou a desvendar o véu sobre o projeto que está a desenvolver no âmbito da sua atividade integradora: uma proposta para revitalizar a área correspondente ao antigo Complexo Mineiro de S. Pedro da Cova.

Foi apresentada à comunidade escolar e local parte do cavalete do Poço de S. Vicente em impressão tridimensional, elemento central da maquete, considerado o ex libris da freguesia, bem como “Monumento de Interesse Público”. Esta maquete resultou de um trabalho prévio de modelagem 3D, realizado integralmente pelos formandos da turma e posterior impressão do modelo. Trata-se de um protótipo, que representa a incursão da turma pela inovadora área da impressão tridimensional. Os formandos da turma salientam que este projeto pretende alertar a comunidade educativa e freguesia para que o antigo Complexo Mineiro não seja “votado ao esquecimento” e sensibilizar o poder local e central para a urgência de recuperar e revitalizar esta área. O projeto prevê, não só a recuperação do cavalete do Poço de S. Vicente, como de outras estruturas, sendo que a revitalização da área se poderá repercutir na valorização económica, ambiental e patrimonial da freguesia.

Durante a mostra apresentada (Dia do Agrupamento – Feira Medieval), foi percetível que a comunidade identifica o cavalete como uma parte importante do património local, mostrando-se bastante curiosa pelo “produto”.

Numa perspetiva “Passado, Presente e Futuro” foram ainda apresentados três posters. O primeiro retrata a realidade dos trabalhadores das antigas minas de S. Pedro da Cova. O segundo ilustra o atual estado de degradação, paisagística e ambiental, do antigo do Complexo Mineiro e o último revela algumas notas da proposta da turma.

A exposição contou ainda com a parceria da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova e do Museu Mineiro, aos quais se agradece a cedência das peças expostas: pica, pá, gasómetro, lenço tabaqueiro, pedra de antracite e capacete.

 

A turma EFA NS

Hélder Marques, João Ribeiro, João Andrade, Mª de Fátima Almeida, Ricardo Moreira e Vanessa Cunha

 

 

 


Main Menu