Últimas
  • Loading

Inclusão... Uma palavra, uma ação, um direito.

Eu tenho um sonho ...

Sonho com uma sociedade justa, tolerante, onde cada um tem o seu lugar ao sol...

Sonho com o dia em que ninguém se sinta inferior por ser quem é....

Sonho com um mundo onde a voz de cada um se faça ouvir...

Sonho com a liberdade de poder ser o que se quiser, onde se quiser, como se quiser...

Sonho com uma sociedade sem amarras, nem preconceitos...

Sonho impossível?! Não existem sonho impossíveis, assim queiramos todos torná-los tangíveis.

A Semana para a Inclusão, na Inclusão, da Inclusão desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova, foi uma semana temporal equivalente a anos de emoções, de sensações que deixaram marcas indeléveis a quem nela participou. Pensarmo-nos como Escola Inclusiva surge naturalmente. Não poderia ser de outra forma. O respeito por todos os que a compõem a isso obriga; a perseguição do sonho de uma sociedade diferente, assim o determina.

A mostra do que de bom se desenvolve no Agrupamento na vertente artística, acrescenta a certeza de que todos podem fazer diferente e fazer bem, de que a Escola não tem que ser redutora nos saberes, que deve contribuir para o crescimento harmonioso de cada um, permitindo a exploração de diferentes caminhos na busca da realização pessoal e coletiva.

O último dia, marcado pelos testemunhos na primeira pessoa, reduziu os presentes a uma insignificância raramente sentida. Ouvir aqueles que, apesar de todos os constrangimentos inerentes a condições físicas e/ou mentais difíceis, fazem da sua vida uma experiência positiva, ultrapassando duros obstáculos, encarando-os com a naturalidade de quem tem força e vontade de ser quem é, provoca-nos a vergonha de sobrevalorizar questões que, frequentemente, nada têm de importante a não ser a importância que decidimos dar-lhes.

Cada minuto foi um mar de aprendizagem, deixando - nos mergulhados num turbilhão de sentimentos difíceis de definir...

À II Semana da Inclusão seguir-se-ão tantas quantas as necessárias para alcançar a efetiva mudança! Enquanto alguém for excluido da sociedade, haverá Semana da Inclusão. Enquanto alguém vir sonegado os seus direitos enquanto pessoa, haverá Semana da Inclusão. Enquanto houver intolerância para com o outro, haverá Semana de Inclusão.

Grata a todos os que desenvolveram este magnífico projeto, aos que participaram, aos que fizeram ouvir a sua voz, aos que mostraram que é possível fazer diferente.

A Escola é um mundo. É nesse mundo que a transformação começa. No Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova a mudança já começou...

 

A Diretora, 

Dra. Ana Luísa Xavier

 

 


Main Menu