Olá a todos. Recentemente a Escola EB de S. Pedro da Cova criou um Clube de Rádio: a Rádio Mina. Esta encontra-se sob a orientação do professor Luís Costa que juntamente com alunos e colegas apresenta programas muito interessantes. Entre eles, existe a rubrica Uma Mina Com Poesia, todas as 4ªs feiras entre as 10.25 e as 11.15. Teve seu início oficial no dia 16 de janeiro e já promete espalhar muita poesia com alegria. Durante estes 50 minutos, a professora Maria José Castro, os alunos Rui Pedro Martins e Vicente Dias dão a conhecer um poeta e leem alguns dos seus poemas, intercalados com música e muito mais. Assim, as duas poetisas já homenageadas foram Maria Alberta Menéres e Sophia de Mello Breyner Andresen, que este ano celebraria 100 anos.

Para a semana, há mais poesia. Sendo o dia 30 de janeiro, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, serão lidos textos de vários poetas, alusivos a esta temática, especialmente ao Diálogo e à Tolerância.

 

Curiosidade: A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi. Temos um pedido/desafio a fazer-te: traz um poema alusivo à temática, da tua autoria ou de outro autor, e vem lê-lo à Mina Com Poesia. Se não puderes, fá-lo chegar aos professores acima referidos. Contamos contigo. Obrigada.

 

Em nome da Mina Com Poesia

(S. Pedro da Cova, 24.01.19)

Professora Maria José Castro

Main Menu