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A prestação de serviços nesta área, rege-se por princípios fundamentais de Educação Inclusiva, nomeadamente: a identificação e supressão das barreiras ao desenvolvimento, à aprendizagem e à participação dos alunos na vida escolar e da comunidade; a promoção de respostas educativas para todos os alunos, independentemente das suas singularidades e necessidades; a promoção da igualdade de oportunidades no processo de ensino-aprendizagem; O fomento da possibilidade dos alunos se desenvolverem e aprenderem de acordo com as suas capacidades, competências, talentos e preferências.

 

O Grupo de Educação Especial integra docentes com formação especializada. A sua ação abrange todos os edifícios escolares do Agrupamento e ainda uma Unidade de Multideficiência.

 

Na prestação de um Serviço Educativo de qualidade, o Grupo de Educação Especial procura promover condições desenvolvimentais e educativas de plena inclusão escolar e social dos alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente, em articulação com outras estruturas educativas e da comunidade; Procura também contribuir para o sucesso educativo de todos os alunos, através do fomento de estratégias pedagógicas e educativas diversificadas e diferenciadas; Por fim, dirige a sua ação para a cooperação na promoção da qualidade educativa e do sucesso académico incentivando o debate e a discussão de temáticas relevantes e fomentando o desenvolvimento profissional e a informação/formação da Comunidade Educativa.

 

A existência de uma grande prevalência de alunos com disfunções várias, como referido, implica a afetação de recursos humanos e materiais que permitirão colmatar estes problemas. O facto de o percentual destes alunos se situar 4 vezes acima da média nacional é significativo e justifica ações de fundo para diminuir as barreiras ao desenvolvimento desta população.

 

Apesar de todas as medidas adotadas relativamente a alunos com Necessidades Educativas Especiais, o seu elevado número exige o aumento de apoios a prestar a estas crianças.


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