Agrupamento Vertical de Escolas de S. Pedro da Cova foi constituído no ano de 2003, por imperativo normativo (Decreto -Lei nº 115 – A / 98 de 5 de Maio), tendo começado a funcionar no ano letivo 2003/2004.
Em 2009/2010, por diretriz da Direção Regional de Educação do Norte (DREN), foi alterada a designação para Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova.
O Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova é constituído pelos seguintes estabelecimentos de ensino:
No Agrupamento, algumas das unidades orgânicas têm vindo a ser intervencionadas pela Câmara Municipal. Apontamos o facto de alguns dos edifícios e equipamentos serem já muito antigos e algo degradados. Salientamos ainda que o Agrupamento não dispõe de equipamento básico, como um auditório e carece, notoriamente, de um espaço coberto para os alunos da Escola-Sede se abrigarem em dias de mau tempo.
Numa análise ao nível das condições materiais e dos equipamentos pode constatar-se a existência de discrepâncias uma vez que, umas escolas estão relativamente bem equipadas (biblioteca, equipamentos informáticos, sala de Ludoterapia...), enquanto outras necessitam de uma intervenção/ requalificação urgente.
Não será de estranhar as assimetrias entre a Escola do Passal (requalificada e inaugurada em 2010), o Centro Escolar Carvalhal /Mó (em funcionamento no ano letivo 2012-2013) e as restantes Escolas Básicas do 1º Ciclo na sua maioria, em atividade há muitos anos. Contudo, o Centro Escolar apresenta lacunas de construção que condicionam o seu bom funcionamento.
Na Escola Sede as preocupações são dirigidas especialmente para a qualidade dos edifícios, ao nível da climatização, humidade, condições acústicas e a exiguidade de espaços específicos para atividades livres, de lazer dos alunos e para o desenvolvimento das atividades extracurriculares. A ausência e falta de manutenção de alguns equipamentos constituem-se, também, como condicionadores da prática educativa.