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Agrupamento Vertical de Escolas de S. Pedro da Cova foi constituído no ano de 2003, por imperativo normativo (Decreto -Lei nº 115 – A / 98 de 5 de Maio), tendo começado a funcionar no ano letivo 2003/2004.

Em 2009/2010, por diretriz da Direção Regional de Educação do Norte (DREN), foi alterada a designação para Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova.

 

O Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova é constituído pelos seguintes estabelecimentos de ensino:

 

  • ESCOLA BÁSICA DE S. PEDRO DA COVA (2º E 3º CICLOS) - ESCOLA SEDE
  • CENTRO ESCOLAR CARVALHAL/MÓ (Jardim de infância e 1º ciclo)
  • JARDIM DE INFÂNCIA O MINEIRO
  • JARDIM DE INFÂNCIA DE TARDARIZ E ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE BELO HORIZONTE
  • JARDIM DE INFÂNCIA E ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE VILA VERDE
  • ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE BELÓI
  • ESCOLA BÁSICA DO 1ºCICLO DE CIMO DA SERRA
  • ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DA COVILHÃ
  • ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DO PASSAL
  • ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE SILVEIRINHOS

 

No  Agrupamento,  algumas  das  unidades  orgânicas  têm vindo  a  ser  intervencionadas  pela  Câmara  Municipal. Apontamos o facto de alguns dos edifícios e equipamentos serem já muito antigos e algo degradados. Salientamos ainda que o Agrupamento não dispõe de equipamento básico, como um auditório e carece, notoriamente, de um espaço coberto para os alunos da Escola-Sede se abrigarem em dias de mau tempo.

Numa análise ao nível das condições materiais e dos equipamentos pode constatar-se a existência de discrepâncias uma vez que, umas escolas estão relativamente bem equipadas (biblioteca, equipamentos informáticos, sala de Ludoterapia...), enquanto outras necessitam de uma intervenção/ requalificação urgente.

Não será de estranhar as assimetrias entre a Escola do Passal (requalificada e inaugurada em 2010), o Centro Escolar Carvalhal /Mó (em funcionamento no ano letivo 2012-2013) e as restantes Escolas Básicas do 1º Ciclo na sua maioria, em atividade há muitos anos. Contudo, o Centro Escolar apresenta lacunas de construção que condicionam o seu bom funcionamento.

 

Na Escola Sede as preocupações são dirigidas especialmente para a qualidade dos edifícios, ao nível da climatização, humidade, condições acústicas e a exiguidade de espaços específicos para atividades livres, de lazer dos alunos e para o desenvolvimento das atividades extracurriculares. A ausência e falta de manutenção de alguns equipamentos constituem-se, também, como condicionadores da prática educativa.


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