Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.
Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até 21 março de 2025.
Nesta edição, tal como nas anteriores, e dando continuidade à promoção da literacia digital como uma prioridade educativa do nosso tempo, é possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”.
Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria ou na direção, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nessa mesma página, mais tarde, respeitando os prazos regulamentados.
Tal como consta no regulamento, o OPE inclui as seguintes etapas:
1. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 21 de março;
2. Divulgação e debate das propostas: até 28 de março;
3. Votação das propostas: Entre 31/03 e 4 de abril;
4. Divulgação dos resultados: 4 de abril;
5. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;
6. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.
Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/
Nota:
Podem também, se entenderem, entregar a candidatura na Secretaria, utilizando a Ficha de inscrição para o Projeto, a Lista de Apoiantes e o Orçamento.
Contacta a Coordenadora: Professora Isabel Tavares, presencialmente ou por mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.