O Departamento de Línguas, no âmbito do Projeto Includ-Ed, desenvolveu algumas Tertúlias Literárias Dialógicas, baseadas na leitura e debate de obras clássicas da literatura universal. Estas Ações Educativas de Sucesso (AES) compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo entre todos os participantes da tertúlia.
A professora Olga Salgado realizou uma Tertúlia Dialógica, com a turma 5.ºA com base num excerto da obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry. Esta atividade foi realizada online, pois nessa altura ainda estava a ser implementado o ensino a distância. A docente enviou previamente para a Classroom o referido excerto. Numa aula síncrona (MEET) houve lugar à troca de ideias, interpretações sobre a parte preferida do referido excerto, onde cada aluno partilhou com a turma o motivo ou reflexão que o motivou a escolher essa parte. Participou nesta atividade a Professora Assessora, Maria da Luz Melo, que partilhou tal como a docente da turma, no final da aula, a sua interpretação pessoal.
Os alunos manifestaram interesse pela atividade e relacionaram o texto com a sua própria vida e o momento pandémico que estamos a viver.
A professora Maria da Luz Melo desenvolveu uma Tertúlia Dialógica Literária no 5º C e no 5º D com o conto “A ovelhinha preta”, de Elizabeth Shaw. Desenvolveu uma outra, só no 5ºD, com o capítulo I da obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry. As fases deste trabalho foram:
- publicação dos textos na Classroom das duas turmas para leitura individual;
- fornecimento aos alunos do mesmo texto em suporte de papel, durante a aula escolhida para esta atividade, dado que alguns alunos poderiam ter dificuldades de acesso à Classroom; - diálogo sobre o conteúdo do texto e dos temas que derivam da sua leitura;
- cada aluno partilha, com o grupo-turma, o significado e as reflexões, que os motivaram a escolher aquele parágrafo/excerto do texto escolhido;
- criação de um espaço de diálogo igualitário e alargado a todos, destacando temas pertinentes e fomentando um contacto próximo com textos da literatura universal.
Esta atividade contribuiu para os alunos fazerem intervenções mais espontâneas e autónomas, com tomadas de posição pessoais e assumidas e desenvolveu ainda a sua compreensão leitora.
A professora Olga Salgado, na semana de 21 de junho, aproveitando a leitura extensiva da obra adaptada “The Prince and the Pauper”, de Mark Twain, e como atividade de pós leitura, realizou uma Tertúlia sobre a referida obra na aula de Inglês, nas turmas A, B e C do sexto ano de escolaridade.
Os alunos mencionaram a sua parte favorita e justificaram a sua escolha. Escreveram depois frases simples com a sua opinião e publicaram-na num Padlet.
Na turma do 6ºA, a professora Conceição Mendonça propôs a leitura de um excerto da obra "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll, numa tradução da autora Carla Maia de Almeida.
A Tertúlia realizou-se no espaço exterior (campo de jogos), onde se sentaram em círculo e em que cada um foi tentando destacar o excerto de que mais gostou ou mais o sensibilizou, justificando a sua escolha.
Os alunos perceberam a dinâmica, mas sentiram alguma dificuldade na argumentação. Perceberam também que para o mesmo excerto, pessoas diferentes interpretam de forma também diferente.
Os alunos revelaram alguma timidez, alguns quiseram registar por escrito o que dizer, outros quase se recusaram a participar, mas à medida que uns e outros foram partilhando, foram--se desinibindo e no final comentaram que gostariam de repetir. Alguns alunos também mencionaram que gostariam de ler a obra completa.
A docente considera, portanto, que se trata de uma estratégia enriquecedora a vários níveis, uma vez que motiva os alunos para a leitura integral de obras clássicas, desenvolve a capacidade de reflexão / interpretação e poder argumentativo, permite o enriquecimento de vocabulário, etc.
Na primeira semana de maio, a professora Isabel Silva realizou uma sessão de Tertúlia Literária Dialógica, nas turmas 5ºB, 6ºB e 6ºC, usando um excerto da obra "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, igual para todas as turmas.
O texto foi entregue aos alunos duas aulas antes da sessão, sendo-lhes pedido que assinalassem a parte de que tinham gostado mais.
Os alunos mostraram-se recetivos à atividade e, no dia escolhido para a tertúlia, todos trouxeram o excerto com essa parte assinalada.
O balanço é positivo, pois os alunos mostraram-se envolvidos e entusiasmados por participar numa atividade nova e acharam curioso que alguns colegas tivessem escolhido a mesma parte que eles, mas, por vezes, com justificações diferentes. Não foi possível dispor os alunos em círculo devido às regras da pandemia; com os alunos em círculo e sem máscara a sessão seria, sem dúvida, bem mais interessante.
O Departamento de Línguas.