Demos continuidade ao projeto, com a exploração da história: O grande guarda-chuva.
Depois de ouvirem a história, foi pedido a cada aluno o significado da palavra: ABRIGAR e fez-se o registo no quadro.
De seguida foram à descoberta de frases compostas por duas palavras, e chamando a atenção, que, por exemplo “boa tarde”, é uma frase com duas palavras e não uma palavra maior. Assim se vão apercebendo de que a frase, percebida como um todo, vai ser dividida em pedaços menores, as palavras, e estas em pedacinhos menores ainda, que são as sílabas e os sons individuais, que são as letras.
Foi ainda pedido completassem a frase: O meu guarda-chuva é… e foi feito o registo das frases no quadro.
No final lançou-se a pergunta: - Quem abrigarias no teu guarda-chuva?
Os alunos fizeram o registo gráfico dos trabalhos e depois foram expostos na sala.
Momento muito rico para o desenvolvimento da linguagem, através da oralidade.
Esta atividade, foi dinamizada também na sala do pré-escolar.

As Docentes,
Fátima Oliveira
Carla Pereira.