A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC celebra, com a sua Comunidade Escolar, o DIA MUNDIAL DO SOLO 2022 através da criação e construção de uma exposição temporária que, a partir da tarde desta 4.ª feira, integra até meados do 2º período as diversas atividades da Biblioteca Escolar.
Nesta pequena exposição, a Comunidade Escolar pode apreciar, por exemplo, terrários e mini jardins construídos com material de laboratório pela Equipa do Clube Ciência Viva na Escola. Pode, ainda, encontrar infografias com diversas curiosidades como, por exemplo, as funções do solo, o mundo escondido sob os nossos pés, os nutrientes do solo, os solos afetados por sais (solos saudáveis, solos salinos e solos sódicos) e a biodiversidade do solo como solução baseada na natureza.
O DIA MUNDIAL DO SOLO é celebrado a 5 de dezembro e foi criado em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para evocar a importância crítica do solo para a humanidade. Os solos formam, armazenam, transformam e reciclam os nutrientes que todos os seres vivos precisam para sobreviver. Um solo saudável é capaz de sustentar a produtividade, a biodiversidade e os serviços ambientais dos ecossistemas terrestres. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre o tratamento humano que este recurso natural finito recebe. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) também impulsiona a comemoração do DIA MUNDIAL DO SOLO.
Muitos Parabéns aos "Comunicadores de Ciência de Palmo & Meio" do Clube Ciência Viva na Escola que aceitaram mais este desafio com muita curiosidade, entusiasmo e empenho! São fantásticos! É um gosto enorme trabalhar convosco. Obrigada!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola