Nos passados dias 1 e 3 de Fevereiro, as turmas do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova receberam entusiasticamente o Clube Ciência Viva na Escola deste Agrupamento de Escolas e o seu parceiro de atividades - o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), para a realização da Oficina STEAM "Mão esqueleto".
 
Foi uma fantástica viagem ao interior do corpo humano para visitar o esqueleto e conversar sobre as principais funções dos ossos, a importância da alimentação saudável, conhecer o maior e menor osso e muitas outras curiosidades.
 
Nesta viagem, fizemos uma paragem mais demorada na mão humana. Afinal, o que temos dentro da nossa mão? Quais são os ossos da mão? E, quantos são? Muito bem! As respostas foram boas e a conversa foi bem interessante e repleta de entusiasmo. Agora, "mãos à obra"! Vamos construir um modelo do esqueleto da mão humana a partir de cartolina, fios e palhinhas de papel. Precisamos apenas de muita atenção, concentração, capacidade de observação, fazer medições com rigor, saber usar régua e tesoura, fazer colagens nos locais certos, ser criativo na resolução de algum problema que surja na construção, ser persistente e nunca desistir de um bom desafio! Afinal, neste modelo, o que representam as palhinhas, os fios e a cartolina? A "Mão esqueleto" funciona? Como funciona a mão humana? Qual a função dos dedos e a importância do polegar? Afinal, uma mão humana composta apenas por ossos não se pode mover!
 
Muito obrigada "Pequenos Cientistas" e Professoras do Centro Escolar Carvalhal e Mó, e das Escolas Básicas de Belo Horizonte, de Vila Verde, de Silveirinhos e do Passal! Foi um gosto imenso fazer esta viagem convosco. Até à próxima!
 
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos