Os materiais plásticos revolucionaram a vida como a conhecemos, sendo atualmente usados no fabrico de inúmeros objetos para o dia a dia, peças de vestuário e quase todo o material tecnológico de que dispomos. Contudo, o seu uso abusivo por parte do Homem e as dificuldades associadas à sua eliminação/tratamento tem contribuído para um dos maiores problemas ambientais que a Humanidade atravessa. A eliminação dos plásticos do ambiente constitui um enorme e difícil desafio, pois os produtos petroquímicos de que estes são feitos não se degradam naturalmente.

Os BIOPOLÍMEROS são considerados potenciais substitutos dos plásticos convencionais, especialmente para uso em embalagens, devido à sua disponibilidade na natureza e capacidade de degradação. No entanto, para competir com os derivados fósseis, esses materiais precisam apresentar propriedades mecânicas e de barreira compatíveis com a de seus precursores.

Nesta 4ª feira, 1 de março, os “Jovens Exploradores da Ciência” continuam curiosos, interessados e entusiasmados na produção de biopolímeros!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14