Últimas
  • Loading

Termina hoje o ano letivo mais estranho de toda a minha carreira profissional. Provocou um misto de sensações, qual montanha-russa mas, agora que cessa, deixa um pouco de nostalgia. Afinal, se por um lado nos afastou fisicamente, por outro uniu-nos de uma forma indelével, deixando raízes relacionais muito fortes, entre professores, alunos, comunidade. Os alunos mostraram facetas até então desconhecidas. Maioritariamente, revelaram-se enquanto pessoas. Desenvolveu-se a autonomia, a responsabilidade, as relações interpessoais aprofundaram-se, o espírito solidário consolidou-se. Professores e alunos criaram elos que nunca mais serão esquecidos e foram estabelecidas pontes entre todos os elementos da comunidade educativa.

O papel dos pais/encarregados de educação assumiu primordial importância no acompanhamento dos seus educandos, permitindo uma continuidade de trabalho que, de outra forma, não seria viável. Sem esta dinâmica todo o esforço teria sido em vão. Trabalhamos em conjunto para um fim comum: dar significado a uma forma diferente de fazer escola, permitindo a todos o acesso possível.

Este período escolar acentuou desigualdades que foram sendo mitigadas, dentro do possível, graças ao esforço constante dos profissionais de educação. Para o ano há trabalho a fazer no sentido de não deixar ninguém para trás e tenho a certeza de que, no que nos disser respeito, será feito.

Vendo para além dos aspetos muito negativos desta pandemia, encontro um horizonte amplo de um mundo que se tornou mais atento e mais consciente, aprendendo que o momento é efémero e que no amanhã não existem garantias de imutabilidade. Valeu como lição de vida. Tornou-nos seres humanos diferentes, capazes de dar valor a um simples abraço. Éramos felizes e nem sabiamos...

Agradeço a todos o esforço desenvolvido, a forma como se superaram, como procuraram, incessantemente, soluções e caminhos. Juntos fomos, realmente, mais fortes.

Estamos mais preparados para o que vier. O próximo ano será planeado com o cuidado necessário face às circunstâncias, mas com a certeza de que seremos capazes. O que vier será encarado com a determinação que caracteriza a nossa comunidade escolar e, dessa forma, o sucesso está garantido!

A todos votos de um bom descanso que, este ano, ainda é mais merecido!

 

A Diretora


Main Menu