O que acontece quando o Clube CVnE e o seu inseparável parceiro de atividade PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) levam um CIENTISTA às escolas do 1.º Ciclo do AESPC e desafiam MAIS DE 370 “Pequenos Exploradores da Ciência” (1.º, 2.º, 3.º, 4.º anos e, também, do pré-escolar) a colocarem questões difíceis ao Físico José Luís Santos da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto?
E, o que acontece, quando uma tira de papel nas mãos desses “Pequenos Exploradores da Ciência” é transformada num planador, após pequenos cortes, dobragens e colagens?
Foi isto que aconteceu! Curiosidade e entusiasmo ao rubro!! Inúmeras questões deveras curiosas e pertinentes! Muita atenção e empenho! Muito cuidado em todo o procedimento na construção do planador! Muitos testes ao funcionamento do planador! Rapidamente percebem que a altitude favorece o efeito espetacular produzido pelo planador em queda livre. O que fazem para “ficarem mais altos”? E surgem mais questões para o CIENTISTA. Os desafios foram brilhantemente superados pelos “Pequenos Exploradores da Ciência”. Muitos Parabéns! Foram simplesmente FANTÁSTICOS!
Esta atividade interagiu com mais de 370 alunos e mais de 20 Professoras do 1.º Ciclo do EB do AESPC, ao longo de dois dias e uma tarde. Deixo aqui um agradecimento público a todas as Professoras destes fantásticos “Exploradores da Ciência”. Obrigada por aceitarem os meus desafios! Obrigada por abrirem as portas das salas das 5 Escolas Básicas do AESPC, receberem tão bem o CIENTISTA e abraçarem desta forma as atividades do Clube CVnE e do seu parceiro PDC-CIÊNCIA PARA TODOS, permitindo que estas crianças vivenciassem outros ambientes de aprendizagem e outros horizontes da ciência. Muito obrigada a todos! Foi um gosto imenso e uma paixão profunda fazer esta viagem com cada um de vós e com todos nós!
Até à próxima viagem!
 
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS
 
 
 

 

 

 

A CIÊNCIA SAIU À RUA NUM DIA ASSIM... Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se hoje de alegria, vida e futuro! A CIÊNCIA faz bem, é INCLUSIVA e é mesmo para TOD@S! Os "Objetos de Ciência" do Projeto de Divulgação Científica - CIÊNCIA PARA TODOS continuam a sua caminhada pela ciência e tecnologia para todos no Clube Ciência Viva na Escola do AESPC, juntando-se às atividades celebrativas do “Dia do Agrupamento”.

Neste dia, não faltaram as Oficinas STEAM PARA TODOS, onde se construíram “objetos de ciência” para os transformar em brinquedos divertidos. Aqui a "palavra de ordem" foi "fazer e aprender com ciência" de forma divertida! Não faltou público curioso e empenhado para construir (e testar numa estrada especial) “Carrinhos de Rodas Quadradas”, nem os visitantes atentos e audazes para o “Lançamento de Foguetões" e, também, não faltaram os incrédulos para transformar um pedaço de papel num "Planador" mantido em voo graças às correntes ascendentes na atmosfera, nem os divertidos e persistentes que se sentiram desafiados a “Equilibrar Andorinhas" e, ainda, foram muitos os apreciadores de snacks que saborearam a "Ciência da Pipoca".

Afinal, a Ciência está mesmo em todo o lado e é mesmo para Todos! Foi mais uma fantástica aventura, onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar na (e com) a Comunidade! Obrigada por aceitarem “embarcar" com o PDC-CIÊNCIA PARA TODOS e com o ClubeCVnE nesta aventura!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS

 

 

 

 

Na última semana do 3.º período, as salas de aula das turmas do 7º D, 7ºE e 7ºF abriram as portas ao Clube Ciência Viva na Escola e o seu parceiro de atividade PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), que trazia na sua bagagem um desafio muito especial! Construir PIRÂMIDES “HOLOGRÁFICAS”  com materiais de baixo custo.

A indústria cinematográfica, especialmente quando se trata de filmes de ficção científica e de ação, faz constantemente alusão a imagens tridimensionais que o grande público, geralmente, classifica como hologramas. A palavra holograma tem sido usada de forma incorreta para designar uma vasta gama de imagens e animações, incluindo aquelas observadas por meio das pirâmides “holográficas”.

Quem contempla as referidas pirâmides fica fascinado em decorrência de uma sensação de imaterialidade e flutuação da imagem observada, decorrente também da falta de percepção, por parte do observador, do display responsável pela projeção da imagem. Mas esse mistério da formação das imagens “holográficas”, aparentemente tridimensionais e presentes no interior das pirâmides, pode ser resolvido bloqueando-se com a mão ou com uma folha de papel a imagem de um dos quatro segmentos específicos pelo display.

Ao bloquear no display a imagem desses segmentos, a face da pirâmide que está alinhada com ele deixa de exibir a imagem para o observador que se posiciona de frente a ela. Em seguida, pode-se alterar os segmentos bloqueados e a posição do observador, evidenciando-se tratar de uma imagem refletida, assim como o reflexo da nossa imagem quando olhamos para um espelho plano. Tanto a imagem vista no espelho plano quanto aquela refletida pelas faces da pirâmide são “imagens virtuais”, ou seja, formam-se do prolongamento dos raios luminosos.

Foi, assim, uma conversa bem interessante e oportuna para desconstruir ideias erradas e ficar a saber mais sobre algumas aplicações da Holografia e suas origens históricas. Afinal, a CIÊNCIA está mesmo em todo o lado e é mesmo PARA TODOS! Foi mais uma fantástica viagem com o Clube CVnE, onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar saberes!

Obrigada, "Exploradores da Ciência do 7ºD, 7ºE e 7ºF! Obrigada por receberem o Clube Ciência Viva na Escola com esse entusiasmo e curiosidade! Até à próxima viagem!

 

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS

 

 

 

 

 

Em mais uma ação divertida e repleta de desafios científicos onde as protagonistas foram as reações químicas, o Clube Ciência Viva na Escola (Clube CVnE) e o seu parceiro de atividade PDC - CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) "foram às aulas" de Físico-Química de turmas do 7.º ano. Foram tardes de grande animação, curiosidade e muita interação do público escolar com as transformações químicas a acontecerem na PRODUÇÃO DE COLORIDOS MATERIAIS VISCOSOS.

Os jovens estudantes aceitaram os desafios do Clube CVnE. Identificaram e usaram os materiais/equipamentos de laboratório e os reagentes químicos, e fizeram as medições necessárias. Cumpriram as regras de segurança e meteram “as mãos na massa”. Foram tardes muito divertidas com belos momentos às voltas com as transformações químicas. Estas andam por todo o lado. São transformações químicas muitos dos processos que ocorrem na Natureza, nomeadamente, nos seres vivos, nos solos e na atmosfera. Mas, também se realizam muitas transformações químicas em laboratório ou na indústria, na síntese de novos materiais.

Afinal, a Química está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura no “Mundo das Transformações Químicas” onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora. Também houve espaço e tempo para conversar sobre Antoine Lavoisier. Químico do século XVIII que é considerado um dos fundadores da Química moderna. Ficou célebre pela conhecida frase: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Obrigada, "Exploradores da Ciência do 7ºD, 7ºE e 7ºF! Obrigada por receberem o Clube Ciência Viva na Escola desta forma! Até à próxima viagem!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS

 

 

 

 

 

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