Últimas
  • Loading

No dia 27 de maio, entre as 10.30 e as 12.30, o cartoonista Onofre Varela visitou o Centro Escolar Carvalhal/Mó, a convite da professora bibliotecária Maria Antónia.

O ilustre convidado foi muito bem recebido por todas as professoras com as quais conversou amenamente durante um delicioso lanche, na sala de convívio, antes de iniciar a palestra e workshop sobre a sua criativa arte.

Seguidamente, cerca das onze horas, dirigiu-se com as professoras responsáveis para a sala do 4º ano, onde se concentraram duas turmas que se comportaram de forma excelente, ouvindo-o atentamente e colocando-lhe várias questões.

O cartoonista Onofre Varela é também um excelente contador de histórias, dada a sua vasta experiência. Não só falou de caricaturas, cartoons, liberdade de expressão, imprensa e exemplificou como se desenha um rosto, como também contou histórias, entre as quais “O Príncipe Infeliz” e “O Ovo de Colombo”. E a conversa fluiu serena e interessante, com alunos a partilhar conhecimentos, entre os quais aqueles recebidos da família, das professoras e dos livros. Passearam assim entre passado e presente como se de uma aula de História se tratasse.

Nos trinta minutos finais, a criatividade jorrou das mãos do artista que, com cada traço/risco feito pelos alunos, na folha à sua frente, fez aparecer magicamente vários desenhos, desde o crocodilo, a raposa, o leão, o elefante, o cão com osso, o gato, o homem com chapéu, a mulher, o camponês, o aviador, o cowboy, a fada, o cavaleiro, entre outros.

O artista confirmava a sua afirmação de que qualquer traço pode virar um desenho, perante o olhar espantado e reações alegres dos alunos, enquanto andava de mesa em mesa.

Foi espectacular e, como não podia deixar de ser, os alunos e professoras brindaram-no com uma salva de palmas, e a Associação de Pais ofereceu-lhe um belo cabaz de produtos da terra, gratos pela sua partilha generosa.

 

A Professora,

Maria José Castro

 

 


Main Menu