Na tarde de quinta-feira de 2 de maio, os "Jovens Exploradores da Ciência" do Clube CVnE andaram às voltas com as transformações químicas. Estas andam por todo o lado. Os seres humanos transformam materiais provenientes da Natureza em outros, cujas propriedades sejam mais adequadas para utilizar no dia a dia. Nas transformações químicas, ocorre a formação de novas substâncias, juntamente com absorção ou libertação de energia. As transformações químicas estão dependentes da existência de ações que as originem. Estas podem ocorrer por ação da luz, da eletricidade, do calor, por ação mecânica ou por junção de substâncias.

A atividade “Serpentes de Faraó” é uma forma interessante e curiosa de explorar a ocorrência de reações químicas, isto é, a transformação de um ou mais materiais (reagentes) em outros (produtos da reação). “Serpente de Faraó” é o nome dado a uma experiência clássica de Química em que se queima o tiocianato de mercúrio (II). A partir de uma pequena amostra, começam a formar-se estruturas semelhantes a cobras de cinzas. No entanto, é uma experiência que não pode ser realizada em laboratórios escolares, devido à toxicidade do tiocianato de mercúrio (II). Assim sendo, os “Jovens Exploradores da Ciência” do Clube CVnE tiveram de recorrer a outros materiais de uso comum e de perigosidade reduzida, tais como, sacarose (açúcar), bicarbonato de sódio e etanol.

Afinal, a Química está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura no “Mundo das Transformações Químicas” onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora. Também houve espaço e tempo para conversar sobre Antoine Lavoisier. Químico do século XVIII que é considerado um dos fundadores da Química moderna. Escreveu o “Traité Élémentaire de Chimie”, considerado o primeiro livro da Química moderna. Ficou célebre pela conhecida frase: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS

 

 

 

 

 

Pin It

Back to top