O Clube Ciência Viva na Escola (Clube CVnE) e, naturalmente, o seu parceiro de atividades “Ciência Para Todos” (www.cienciaparatodos.pt), estiveram presentes (como Orador Convidado) no SEMINÁRIO INTERNACIONAL: EQUIDADE E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, cuja organização esteve a cargo da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova (AESPC). A apresentação oral do Clube CVnE integrou a “Zona Prática: O AESPC e as práticas arquitetadas para a Inclusão” do “Painel 2 – Princípios e práticas de Educação Inclusiva”.

O Projeto de Divulgação Científica “CIÊNCIA PARA TODOS” (PDC – CPT) tem na sua génese a ação de INFORMAR, INSPIRAR, CATIVAR segundo o princípio de educação e divulgação científica que norteia este projeto e se expressa nas palavras “Ciência para Todos”. Por outro lado, o Clube CVnE do AESPC, tendo como parceiro o PDC – CPT e a sua mentora como coordenadora, naturalmente esta linha de pensamento se traduz na ação de todo o trabalho desenvolvido neste clube. São as aplicações práticas das teorias resultantes de estudos/investigações que melhor "mostram" e ilustram caminhos de sucesso, e podem ser a inspiração motivacional em outros espaços, com outras crianças e jovens e para outros pares/atores de comunidades educativas.

O Clube CVbnE do AESPC integra a Rede de Clubes Ciência Viva Nacional, desde a 1.ª Edição lançada pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, e assume-se como um espaço não formal de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso a práticas científicas inovadoras, promovendo o ensino experimental das ciências e a literacia científica. Nesse sentido, funciona na nossa escola como uma ferramenta/recurso de apoio às práticas letivas e não letivas do AESPC, sempre que se proporciona no trabalho natural dos docentes e até do próprio Agrupamento.

Ao longo do ano escolar 2022/2023, o Clube CVnE contactou com as 6 escolas do AESPC; preparou, organizou e realizou cerca de 90 atividades da tipologia Oficinas STEAM e Laboratórios Hansd-On; organizou e/ou participou em 10 eventos e comemorações de Ciência & Tecnologia; interagiu com mais de 1300 alunos.

Contudo, este trabalho só foi possível porque existe uma Liderança do AESPC que permitiu ao Clube CVnE voar para criar e concretizar, voar para colocar em ação todos os sentidos do ser humano e a envolvência na construção de ambientes não formais de aprendizagens significativos e inclusivos. Este trabalho, também, só foi possível porque as portas das salas das 6 escolas se abriram ao Clube CVnE. Abriram-se para deixar entrar o Clube CVnE e/ou abriram-se para irem ao encontro do Clube CVnE que realizava atividades em outros espaços/locais, permitindo que os alunos vivenciassem outros ambientes de aprendizagem. Por isso, deixo aqui um profundo agradecimento público à Comunidade Educativa do AESPC (Direção, Professores, Alunos e Funcionários não docente) que de uma forma direta e/ou indireta abraçaram como seu este trabalho e participaram na concretização deste resultado ilustrado nas imagens da maior parte das atividades do Clube CVnE.

Muito obrigada a todos! Foi um gosto imenso e uma paixão profunda fazer esta viagem com cada um de vós e com todos nós! Até à próxima viagem!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube CVnE/ Projeto Ciência Para Todos / Comunidade Educativa AESPC

 

 
 
 
 

O Clube Ciência Viva na Escola e o seu inseparável parceiro CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) juntaram-se a outros parceiros, nomeadamente ao Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (DMCE) e, em particular, às Professoras de Físico-Química (GD 510) para celebrar na (e com) a Comunidade, o Dia do Agrupamento (AESPC), cuja comemoração se iluminou através do tema “Eu sou Cidadão do Mundo…”.

Celebrou-se a HUMANIDADE SEM FRONTEIRAS, onde o “reconhecer para ser”, a multiculturalidade, a flexibilidade (compreensão, tolerância e generosidade com o ambiente e com os seres vivos), a harmonia global, a liberdade responsável e a cooperação são princípios que urgem nortear a nossa vivência na Casa da Humanidade e de todos os outros seres vivos – o belo Planeta Azul! 

Foi assim, imbuído deste sentir, e porque a CIÊNCIA FAZ BEM, É INCLUSIVA E É MESMO PARA TODOS, que o Clube CVnE transformou, em jogos e desafios científicos, alguns OBJETOS DE CIÊNCIA construídos com materiais reutilizáveis, de baixo custo e de uso comum. Não faltaram visitantes curiosos e empenhados para serem “Químicos Assistentes do Harry Potter”, nem os audazes e corajosos para “Encestar com Catapultas” e, ainda, os divertidos e persistentes que se sentiram desafiados a “Equilibrar Teimosos”!

Afinal, a Ciência está mesmo em todo o lado e é mesmo para Todos! Foi mais uma fantástica aventura do Clube CVnE, onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar na (e com) a Comunidade! Obrigada por aceitarem “embarcar connosco nesta aventura”!

 A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S! Viva a Ciência! Viva o AESPC!

Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos / GD 510 / DMCE

 

 

 
 
 
A implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) da turma do 9.ºD teve como parceiros ativos o Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento e o Projeto de Divulgação Científica "Ciência Para Todos" (www.cienciaparatodos.pt), assim como a colaboração sempre presente das Docentes do Conselho de Turma.
 
O PAFC do 9.ºD envolveu a conceção e gestão de uma “miniempresa” (Aromas & Companhia) de produção e comercialização de produtos artesanais, nomeadamente, aromas extraídos de cascas de citrinos, flores de alfazema e folhas de eucalipto. Desta forma, criaram-se ambientes de aprendizagens para potenciar a aplicação dos conhecimentos em situações reais do quotidiano e fomentar a responsabilidade cidadã para a sustentabilidade planetária, assim como para a saúde económica e financeira de uma empresa e/ou de um pequeno negócio. O carácter empreendedor do projeto permitiu estimular o desenvolvimento de capacidades e competências necessárias ao cidadão do século XXI, numa integração plena de ação ativa em sociedades atuais.
 
A apresentação do projeto/produto final à comunidade escolar foi concretizada no 3.º período em tipologia expositiva com contactos de comercialização e venda. Os produtos comercializados incluíram “Kits ambientadores MINI”, “Kits Ambientadores PLUS” e "Marcadores de Livros - Científicos”, que foram alvos de aquisição por diferentes elementos da comunidade educativa (docentes, funcionários não docentes, alunos, encarregados de educação, familiares de alunos e outros).
A apresentação deste projeto integrou também a participação da Turma do 9.º D no evento “Dia do Agrupamento - Sou Cidadão do Mundo” da Escola através de atividades realizadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. A venda dos produtos permitiu a angariação de dinheiro, que contribuiu para ajudar a custear o jantar dos alunos no evento “Jantar e Baile de Finalistas do 9.º ano” organizado pela Escola Sede do Agrupamento (realizado a 26 de junho).
 
Parabéns aos alunos do 9ºD pelo empenho e excelente trabalho desenvolvido no âmbito do seu projeto. Foi um gosto imenso fazer esta viagem com todos(as) e com cada um de vós. Obrigada!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
 
 
 
 
 

O Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o Projeto de Divulgação Científica CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) foram os parceiros do P.A.F.C. (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular) da turma do 9.º D.

A Metodologia de Projeto é um modelo, cujo conceito de educação não se limita a satisfazer necessidades imediatas, mas, naturalmente, é orientada para o futuro. Consiste num método de trabalho baseado na resolução de problemas que surgem da necessidade de responder a um desejo, de resolver uma necessidade ou de enfrentar um desafio. Nesta perspetiva, o desafio da turma do 9.ºD, envolveu a conceção e gestão de uma “miniempresa” de produção e comercialização de produtos artesanais, nomeadamente, aromas extraídos de cascas de citrinos, flores de alfazema e folhas de eucalipto. Desta forma, potenciou-se a aplicação das aprendizagens em situações reais do quotidiano e fomentou-se a responsabilidade cidadã para a sustentabilidade planetária, assim como para a saúde económica e financeira de uma empresa e/ou de um pequeno negócio. O carácter empreendedor do projeto permitiu estimular o desenvolvimento de capacidades e competências necessárias ao cidadão do século XXI, numa integração plena de ação ativa em sociedades atuais.

Como acontece nos Projetos Interdisciplinares, que articulam as diversas disciplinas, pretendeu-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos. Paralelamente, foi oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, os alunos tiveram a oportunidade de encontrar formas diferenciadas de aprendizagem. Por conseguinte, a colaboração dos professores do Conselho de Turma tornou-se essencial para o desenvolvimento, implementação e execução das várias etapas do projeto.

A apresentação do projeto e produto final à comunidade escolar foi concretizada no 3.º período em tipologia expositiva com contactos de comercialização e venda. Os produtos comercializados incluíram “Kits ambientadores MINI”, “Kits Ambientadores PLUS” e "Marcadores de Livros - Científicos”, que foram alvos de aquisição por diferentes elementos da comunidade educativa (docentes, funcionários não docentes, alunos, encarregados de educação, familiares de alunos e outros).

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!

Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos

 

 
 
 

Back to top