O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes.

 

Para mais informações, clique em: https://www.dge.mec.pt/pcdd/

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

 

A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;

– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;

– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;

– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;

– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

 

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

 

Equipa PADDE:

Dra. Ana Luísa Xavier

Dra. Isabel Tavares (Assessora do Projeto),

Dra. Susana Cardoso

Dra. Telma Neto (Coordenadora do Projeto).

 

O PADDE do nosso agrupamento, está delineado e encontra-se em fase de análise a aprovação.

Brevemente iremos disponibilizá-lo!

 

Para qualquer esclarecimento, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

Pin It

Back to top