O projeto INCLUD-ED – Comunidades de Aprendizagem é mais que um projeto é uma proposta de transformação educacional que procura melhorar a aprendizagem e a convivência de todos os alunos, para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade.

O INCLUD-ED resultou da pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona.

Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica (Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Transformação, Dimensão Instrumental, Criação de Sentido, Solidariedade e Igualdade de Diferenças), e em um conjunto de Ações Educativas de Sucesso, o projeto traz práticas comprovadas cientificamente, como sendo eficazes para aplicar em sala de aula e para a gestão escolar.

Estas encontram-se organizadas em sete áreas de intervenção ou ações, a saber:

– Grupos Interativos;

– Tertúlias Dialógicas;

– Formação de Familiares;

– Participação Educativa da Comunidade;

– Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos;

– Formação Pedagógica Dialógica de Professores;

– Biblioteca Tutorada.

 

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