As aulas das tardes de 4 e 5 de junho foram coloridas de CIÊNCIA & ARTE com as ideias criativas dos “Objetos de Ciência” do PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt). Com a bagagem repleta das CORES DO OUTONO DE 2022 guardadas/conservadas em vários frascos, o Clube CVnE e o seu parceiro de atividade PDC - CIÊNCIA PARA TODOS "foram às aulas" de Físico-Química de turmas do 7.º ano.
Foram momentos fantásticos para conversar sobre processos físicos de separação de misturas e, também, da paleta de cores de outono. Estas vestem algumas árvores e somos presenteados todos os anos com fantásticas pinturas naturais. Por que mudam de cor as folhas no outono? Quais são os pigmentos responsáveis pelas principais cores do outono? Que técnica analítica podemos usar para separar e identificar estes pigmentos? Afinal, a cromatografia em papel pode ajudar! É assim uma espécie de “corrida de moléculas”, em que ganha aquela que tiver maior afinidade com a fase móvel ou que fica menos “presa” à fase estacionária. Então, nesta “corrida” das cores da natureza, qual é o pigmento vencedor? Nesta Oficina STEAM, os(as) "Jovens Exploradores da Ciência e da Tecnologia" não ficaram por aqui! Munidos de muita criatividade, concentração e empenho aliaram a CIÊNCIA à ARTE e fizeram belíssimas composições com as CORES DO OUTONO DE 2022 e com as CORES DA TINTA DE CANETAS. Muitos parabéns! Todos os desafios foram superados com muita curiosidade, entusiasmo, concentração e criatividade.
Muito obrigada, "Jovens Exploradores da Ciência e da Tecnologia"! Foi um gosto imenso partilhar convosco, desta forma, mais uma tarde do “A CIÊNCIA EXPLICA! CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA VAI ÀS AULAS. Até à próxima!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS