O que acontece quando o Clube CVnE e o seu inseparável parceiro de atividade PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) levam um CIENTISTA às escolas do 1.º Ciclo do AESPC e desafiam MAIS DE 370 “Pequenos Exploradores da Ciência” (1.º, 2.º, 3.º, 4.º anos e, também, do pré-escolar) a colocarem questões difíceis ao Físico José Luís Santos da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto?
E, o que acontece, quando uma tira de papel nas mãos desses “Pequenos Exploradores da Ciência” é transformada num planador, após pequenos cortes, dobragens e colagens?
Foi isto que aconteceu! Curiosidade e entusiasmo ao rubro!! Inúmeras questões deveras curiosas e pertinentes! Muita atenção e empenho! Muito cuidado em todo o procedimento na construção do planador! Muitos testes ao funcionamento do planador! Rapidamente percebem que a altitude favorece o efeito espetacular produzido pelo planador em queda livre. O que fazem para “ficarem mais altos”? E surgem mais questões para o CIENTISTA. Os desafios foram brilhantemente superados pelos “Pequenos Exploradores da Ciência”. Muitos Parabéns! Foram simplesmente FANTÁSTICOS!
Esta atividade interagiu com mais de 370 alunos e mais de 20 Professoras do 1.º Ciclo do EB do AESPC, ao longo de dois dias e uma tarde. Deixo aqui um agradecimento público a todas as Professoras destes fantásticos “Exploradores da Ciência”. Obrigada por aceitarem os meus desafios! Obrigada por abrirem as portas das salas das 5 Escolas Básicas do AESPC, receberem tão bem o CIENTISTA e abraçarem desta forma as atividades do Clube CVnE e do seu parceiro PDC-CIÊNCIA PARA TODOS, permitindo que estas crianças vivenciassem outros ambientes de aprendizagem e outros horizontes da ciência. Muito obrigada a todos! Foi um gosto imenso e uma paixão profunda fazer esta viagem com cada um de vós e com todos nós!
Até à próxima viagem!
 
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS
 
 
 

 

 

 

Pin It

Back to top