Destinada a todo o pessoal docente e técnicos superiores, a Ação de Curta Duração “Temos a memória que escolhemos?” – a memória, identidade e pertença: elementos para a construção de comunidades mais robustas, realizada na Escola Sede, no início do presente ano letivo, teve como principal objetivo dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam trabalhar, de forma interdisciplinar, as questões da memória coletiva e da história local.
O orador convidado, Dr. Daniel Vieira, destacou a relevância das Minas de São Pedro da Cova no contexto regional e nacional – das Memórias Paroquiais de 1758 até à atualidade – evidenciando os traços distintivos das comunidades mineiras: o peso da grande empresa, a partilha do trabalho e do quotidiano, o espírito comunitário e também os riscos inerentes à atividade.
Este percurso histórico e social conduziu-nos a uma reflexão sobre como a memória do passado pode ser motor de fortalecimento da nossa comunidade no presente e inspirar caminhos para o futuro.
Ao valorizar o património industrial e as histórias de vida das populações, reforçamos os laços identitários e contribuímos para a construção de uma comunidade mais coesa, resiliente e consciente da sua herança.
A comunidade escolar e educativa expressa o seu profundo agradecimento ao Dr. Daniel Vieira pelo valioso contributo prestado, que muito enriqueceu a reflexão sobre o sentido de pertença e identidade coletiva.
Com esta iniciativa, foi lançado o mote para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, subordinado ao tema aglutinador “MEMÓRIAS VIVAS DAS MINAS”.
Coordenadora do Plano Anual de Atividades
Ana Paula Carvalho