Durante o ano letivo de 2020/2021, o Departamento de Línguas colaborou com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, participando com os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos em 4 workshops online, dinamizados pelas Estagiárias Erasmus +, do Projeto Utopia500 do CETAPS, Paula Ginesa, Sánchez Ramón, Anna Wedder, Fayna Sánchez, Desa Maticevic Blanka Orhanovic, Brigitta Zentai: “Act Utopian- How to be proactive and engaged in society”, “ Healthy minds, healthy lives: removing filters from social media”, “Celebrando diferenças: amar-me a mim mesmo, aos meus amigos e família” e “Criando Espaços Divertidos para Aprender”.
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Todos os workshops foram realizados com sucesso e permitiram reflexões deveras interessantes e atuais.
As estagiárias partilharam tela e levaram-nos numa viagem pela sua partilha, envolvendo-nos com questões pertinentes, comunicando em espanhol ou inglês.
No primeiro, “Act Utopian- How to be proactive and engaged in society”, os alunos foram estimulados a refletir sobre o que é ser proativo e estar envolvido na sociedade. Foi muito importante eles perceberem a necessidade de se estar atualizado, verificar fontes de informação, compreender a importância de votar para, desta forma, mudarem o mundo à sua volta e o tornarem um mundo melhor
No segundo, “ Healthy Minds, Healthy Lives: Removing Filters from Social Media”, pretendeu-se alertar para a importância de desenvolver uma autoimagem realista, uma autoestima positiva, estratégias para reconhecimento de conteúdo nocivo e reduzir /evitar o seu consumo. Analisou-se o conteúdo do que os jovens consomem e partilham nas redes sociais e orientaram-se os alunos para a escolha de conteúdo adequado promotor de uma autoimagem saudável e que se adeque à sua faixa etária.
No workshop “Celebrando as diferenças”, refletiu-se sobre os vários tipos de famílias e amizades, bullying inclusive, através da leitura gravada e audição de poemas da poetisa galardoada Ana Luísa Amaral, do seu livro de poemas “Como tu”. O seu objetivo principal foi fazer compreender que não devemos excluir ninguém, pois todos merecemos respeito.
No “Criando Espaços Divertidos Para Aprender” refletiu-se e ficámos a saber como cada aluno vê a escola/ sala de aula ideal. Fizemos uma viagem pela escola ao longo do tempo, do passado ao presente. Depois os alunos representaram em desenho/ ilustração as suas ideias da sala de aula ideal. Entre a lista de desejos ou visualização da sala do futuro encontraram-se os seguintes elementos: mesas maiores, com portáteis para cada aluno; cadeiras confortáveis, tipo “gaming”; mais placards para expor os nossos trabalhos; uma máquina/box com alimentos e bebidas (pensámos muito em comida); livros para ler; jogos; uma grande TV e filmes, entre os quais “Anime”; paredes com cores agradáveis; muita luz; vasos com flores; prémios; castigos engraçados; lições ao ar livre (no meio da natureza) ; uma piscina na escola. No geral, há pontos em comum. Constatámos que gostam muito da ideia de comer e jogar, na escola, ou seja, da diversão.
A estagiária Fayna propôs que os alunos escrevessem a alguma entidade para divulgar as suas ideias, na forma de carta/email, pelo que houve quem escrevesse à Diretora do Agrupamento, e também ao Vereador da Cultura.
O Departamento de Línguas.