O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro. Por norma, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis.
É uma data comemorativa importante, mas não é feriado. Ela celebra a chegada dos Reis Magos - Belchior, Baltazar e Gaspar - que encontraram o local onde o Menino Jesus havia nascido mediante a indicação de uma estrela e levaram para o Menino os seguintes presentes: ouro, incenso e mirra.
Significado de ouro, incenso e mirra:
- O ouro representa a realeza de Jesus;
- O incenso representa a divindade de Jesus;
- A mirra, que é uma planta medicinal, representa que apesar de divino, Jesus tinha características humanas e, assim, sofreria e morreria no futuro.
Tradições do Dia de Reis em Portugal
O Dia de Reis marca o encerramento das festividades natalícias em Portugal, sendo uma data cheia de tradições, que refletem a ligação entre fé e cultura popular.
Em Portugal, é costume que as famílias se reúnam neste dia para celebrar o final do ciclo natalício com uma refeição especial. Nessa refeição, são servidos pratos como bacalhau com batatas cozidas, acompanhados de sobremesas típicas da época, como o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos e outros doces tradicionais, especialmente o tradicional bolo-rei.
Outro costume importante é o canto das "Janeiras", uma tradição popular que tem início logo após o Natal e se prolonga até o Dia de Reis. Nas regiões rurais, pequenos grupos de amigos ou vizinhos vão de porta em porta, cantando músicas que anunciam o nascimento de Jesus.
Muitas famílias escolhem esta data para retirar os enfeites de Natal, como o presépio e a árvore de Natal.
Escola Básica de Silveirinhos
Para dar seguimento a esta tradição, na Escola Básica de Silveirinhos comemorou-se o “Dia de Reis”, com a entoação de canções alusivas a esse dia. A professora de Educação Especial, Rita Pinto, organizou uma atividade em articulação com a Professora Titular de Turma, Susana Cardoso e com os meninos do 2º ano.
Consistiu no visionamento de uma história cujo título foi ” O Dia de Reis”, seguiu-se um diálogo/reflexão sobre as tradições alusivas a se dia.
A professora: Rita Pinto.



















