Mais uma Ação Educativa de Sucesso do projeto Includ-Ed, grupos interativos, implementada na disciplina de História e Geografia de Portugal pela Drª Rosa Fernanda Salgado, no 6ºB.
 
TESTEMUNHOS:
 
PROFESSORA ROSA FERNANDA SALGADO
Os anos letivos 19-20 e 20-21 têm sido plenos de desafios. Uns, deixam-nos mais pesarosos, porque nos colocam perante o desconhecido, perante realidades que pensávamos terem sido já ultrapassadas pelo avanço da ciência e nos obrigaram a conjugar o verbo confinar mais vezes do que quereríamos. Outros, deixam-nos esperançosos.
Foi o que aconteceu no dia 17 de junho. Perante o desafio colocado pela Direção quanto à implementação de uma nova forma de organização da sala de aula, os grupos interativos, forma de agrupamento inclusivo na qual todos os alunos participam no processo de aprendizagem com a ajuda do professor e dos voluntários, planifiquei uma aula.
Assim, a turma 6º B foi organizada em 4 grupos heterogéneos de alunos, foram convidados 4 voluntários, foram preparadas 4 tarefas. Devido às contingências da pandemia cada grupo permaneceu na sua bolha. O que pude constatar foi um maior envolvimento na tarefa, um aumento das interações que supôs maior participação e cooperação dos alunos. Esta abordagem visa promover e facilitar a aprendizagem, desenvolvendo-se, simultaneamente, no aluno competências pessoais, de autoestima, de autonomia e de convivência.
Trabalhando todos em conjunto, com o mesmo objetivo, poderemos alcançar uma melhor educação para todos.
 
ASSISTENTE OPERACIONAL ANABELA SILVA
Participei, como voluntária, nesta atividade com a turma do 6°B que consiste num projeto inclusivo e ajuda a alcançar o sucesso escolar em todos os alunos, este projeto oferece uma nova oportunidade de aprendizagem.
A experiência com esta turma foi positiva, os objetivos pretendidos foram alcançados, os alunos debateram e partilharam as suas ideias e os seus conhecimentos, notei que estavam felizes com este trabalho em grupo e assim contribuiu para melhorar os resultados dos alunos e reduzir as diferenças de aprendizagem.
 
ALUNOS DO 6.º B
“Tivemos uma nova organização de aula e da matéria que funcionou muito bem.”
“Deveríamos trabalhar mais vezes em grupo.”
“Com os grupos podemos refletir e trabalhar melhor do que sozinhos.”
“Consegui compreender a matéria com ajuda dos colegas que já a compreendiam.”
“A presença do voluntário foi importante porque ajudou muito. Incentivava e ajudava a encontrar as respostas.”
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6
 
 
Pin It

Back to top