O grupo de alunos participantes na Oficina dos Sabores da Escola Básica deslocaram-se, no dia 3 de novembro, ao museu da Regueifa de Valongo.

A visita superou as expetativas pelo fator prático do percurso da mesma, deixando todos atentos e interessados nas histórias desenroladas. Durante a visita foi dado a conhecer todo o processo da confeção do pão, ou seja, desde o cereal até ao pão. Também foi mostrado as diferentes farinhas, o equipamento utilizado para a confeção dos produtos e também explicaram como era feita a distribuição do pão, da regueifa e do biscoito. Deixaram-nos curiosos por saber mais ...

O culminar da visita ao museu foi a confeção de biscoitos com as devidas regras de higiene e oferta dos mesmos. Como surpresa trouxemos a receita dos biscoitos para confecionarmos na nossa Oficina dos Sabores.

Por fim, o grupo deslocou-se ao Burger King, do Continente de Valongo, onde cada aluno foi observado e avaliado nas aprendizagens desenvolvidas na escola, na antecipação das diferentes tarefas e regras do saber ser: esperar pela vez, falar baixo, referir por favor, obrigada e desculpe nas ocasiões certas e no saber estar à mesa conforme as regras de etiqueta.  Para o efeito, realizou-se um registo com a ajuda de imagens de forma a que todos pudessem interiorizar os diferentes saberes.

 

As professoras do Centro de Apoio à Aprendizagem.

 

Moinho para moer o pão
Diferentes tipos de cereais
A ouvir a história de vida de uma senhora que era padeira em Valongo
Vários biscoitos de Valongo
Regueifa de Valongo
Confeção de biscoitos de milho
Trabalho sobre diferentes tarefas e regras de saber ser
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7
 
 
 
Pin It

Back to top