QUAL O PESO DE UM ASTRONAUTA NOUTRO ASTRO DO SISTEMA SOLAR?
 
No dia a dia peso e massa são utilizados como sinónimos. Contudo, tal está errado! Assim, 20 de janeiro, foi o dia dos alunos do 7º ano do AESPC distinguirem peso e massa de um corpo.
O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva entrou nas salas de aula destes alunos na pessoa da Monitora Adriana, com uma balança digital e dinamómetros de alguns astros do Sistema Solar. Foram, desta forma, desafiados a viajar até à Lua, Marte, Urano e Neptuno. Que viagem fascinante!
Mediram a massa de um dos elementos do grupo de trabalho, usando a balança digital e mediram o seu peso usando o dinamómetro do astro onde se encontravam. Do mesmo modo, mediram o peso de uma massa de água de 8 kg. Agora é só calcular a razão entre peso e massa e registar na tabela. Marcar os valores experimentais no gráfico e traçar a reta que melhor se aproxima desses valores. Podemos agora utilizar esta reta para determinar o peso do astronauta com 80 kg.
Não faltou empenho, interesse, curiosidade e muita concentração. Afinal, não é todos os dias que temos oportunidade de "andar pela Lua, Marte, Urano e Neptuno a realizar atividades experimentais"! Mas, os "Exploradores da Ciência" do 7º ano não ficaram por aqui. Antes de regressarem a casa (ao belo Planeta Azul), quiseram andar de astro em astro para a medir o peso de cada aluno. Que viagem fantástica! Afinal, peso e massa de um corpo são mesmo conceitos físicos diferentes!
O AESPC, no âmbito do Projeto Mais Sucesso, proporciona assim atividades de apoio à melhoria das aprendizagens, diversificando metodologias de ensino e aprendizagem e promovendo o envolvimento mais ativo dos alunos na construção do conhecimento. Por outro lado, contribui na partilha de boas práticas de metodologias e estratégias de ensino/aprendizagens.
 
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Clube Ciência Viva na Escola e Grupo Disciplinar 510 (Física e Química)
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
 
 
 
Pin It

Back to top