A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC realizou várias sessões do "Halloween com Ciência 2023" para a Comunidade Escolar do AESPC. Mais de 100 participantes passaram pelo Laboratório de Física e Química para meterem "as mãos na massa" com Atividades "Hands-on" divertidas, curiosas e desafiadoras, onde a ciência foi única protagonista.

Num ambiente de Halloween, o público visitante (alunos do 6.ºE, 7.º A, 7.º E, 7.º F, 8.º C 9.º C, as Professoras Ana Almeida, Isabel Silva e Júlia Sousa e, ainda, outros alunos) tinha à sua espera curiosos desafios com algumas criaturas da noite, divertidos assobios e sons estridentes de bruxa, a intrigante lâmpada que acende sem fios, as poções mágicas no pote do Halloween, a caixa mágica transformadora de objetos, o divertido fluido com comportamento misterioso, o azul do além que vai e vem e, ainda, o poder da invisibilidade em frascos e provetas.

Neste ambiente animado e divertido, também, foi possível conversar de "coisas sérias" para ficar a saber mais sobre algumas aplicações científicas e tecnológicas no nosso quotidiano. E, ainda, houve tempo e espaço para conversar sobre insetos, aracnídeos e morcegos. Os morcegos são animais, muitas vezes, incompreendidos por estarem associados a mitos e lendas depreciativas. No entanto, desempenham um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas. Muitas "coisas curiosas" se falaram sobre estas "criaturas da noite"! Morcegos em números no mundo, onde se abrigam, porque vivem em colónias, como a mãe morcego reconhece a cria, a importância dos morcegos, por que é que dormem de cabeça para baixo, e como se orientam na escuridão, foram algumas das curiosidades que envolveram o público visitante nesta tarde do "Halloween com Ciência 2023" do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC.

Foi um gosto imenso fazer esta viagem com todos(as) e com cada um de vós. Muito Obrigada, a todos(as)! Até à próxima viagem!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos (www.cienciaparatodos.pt)
 
 
 

 

 

Pin It

Back to top