Na tarde de 01 de fevereiro, a Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades (PDC - CIÊNCIA PARA TODOS, www.cienciaparatodos.pt) deram continuidade à preparação e organização da exposição interativa “Encontro da CIÊNCIA, ARTE & POESIA – A Química do Amor” para toda a Comunidade Escolar/Educativa do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.

Esta exposição reflete o pensamento poético do cientista Richard Dawkins (“existe poesia no mundo real (na natureza), a ciência é a poesia da realidade”), porque, de facto, a ciência está escrita no Livro da Natureza e a ciência também é feita de poesia! É sem dúvida uma boa razão para dar espaço à poesia e fazer da sua voz um eco da celebração do Amor e da Amizade na Comunidade Escolar/Educativa do AESPC. O desafio estava lançado! Construir veículos físicos para um circuito de trocas de mensagens e DAR VOZ À POESIA QUE FALE CIÊNCIA OU NÃO, ou que deixe florescer os sentimentos, ou que permita voar nas asas do “eu” e/ou sentir o outro em nós. Afinal, só temos de fazer da gentileza e do sorriso uma prática do nosso dia a dia para semear e colher ambientes solidários e saudáveis. Foi assim, neste contexto, que a Equipa do Clube CVnE selecionou materiais diversos e construiu a árvore das “folhas coração”, nenúfares de papel e cartolina, marcadores com corações duplos, ramos de corações e ramos de beijinhos. São os veículos do circuito de trocas de mensagens da exposição para semear e colher sorrisos, e/ou fazer falar a poesia numa viagem de ideias ou emoções, que podem conter uma palavra e nos levar de volta para a ciência.

A poesia é um veículo de voz e de celebração do Amor e da Amizade. O amor é um grande tema de inspiração na poesia. Em todos os períodos e movimentos poéticos, encontramos poemas do amor que revelam os nossos sentimentos. Mas qual o melhor poema para celebrar o Amor e a Amizade? Em uma viagem poética no tempo e no mundo, selecionámos alguns excertos de poemas de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Mia Couto, William Shakespeare, Florbela Espanca, Luís Vaz de Camões, Vinícius de Moraes, Maria Teresa Horta, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, e Mário Cesariny. Fica o desafio para a escrita de um poema, um verso, um texto ou uma simples frase poética original (ou não) para a troca de mensagens durante a visita à exposição! Aceitas o desafio?

Esta é mais uma etapa concluída com sucesso para a construção da exposição. A ETAPA SEGUINTE É A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO na próxima sessão “Ciência Viva às Quintas”. Esta atividade tem a mentoria e a ideia criativa e produtiva do PDC –   CIÊNCIA PARA TODOS.

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos

 

 

 

Pin It

Back to top