- Detalhes
- Categoria: Notícias
Mais uma Ação Educativa de Sucesso do projeto Includ-Ed, grupos interativos, implementada na disciplina de História e Geografia de Portugal pela Drª Rosa Fernanda Salgado, no 6ºB.
TESTEMUNHOS:
PROFESSORA ROSA FERNANDA SALGADO
Os anos letivos 19-20 e 20-21 têm sido plenos de desafios. Uns, deixam-nos mais pesarosos, porque nos colocam perante o desconhecido, perante realidades que pensávamos terem sido já ultrapassadas pelo avanço da ciência e nos obrigaram a conjugar o verbo confinar mais vezes do que quereríamos. Outros, deixam-nos esperançosos.
Foi o que aconteceu no dia 17 de junho. Perante o desafio colocado pela Direção quanto à implementação de uma nova forma de organização da sala de aula, os grupos interativos, forma de agrupamento inclusivo na qual todos os alunos participam no processo de aprendizagem com a ajuda do professor e dos voluntários, planifiquei uma aula.
Assim, a turma 6º B foi organizada em 4 grupos heterogéneos de alunos, foram convidados 4 voluntários, foram preparadas 4 tarefas. Devido às contingências da pandemia cada grupo permaneceu na sua bolha. O que pude constatar foi um maior envolvimento na tarefa, um aumento das interações que supôs maior participação e cooperação dos alunos. Esta abordagem visa promover e facilitar a aprendizagem, desenvolvendo-se, simultaneamente, no aluno competências pessoais, de autoestima, de autonomia e de convivência.
Trabalhando todos em conjunto, com o mesmo objetivo, poderemos alcançar uma melhor educação para todos.
ASSISTENTE OPERACIONAL ANABELA SILVA
Participei, como voluntária, nesta atividade com a turma do 6°B que consiste num projeto inclusivo e ajuda a alcançar o sucesso escolar em todos os alunos, este projeto oferece uma nova oportunidade de aprendizagem.
A experiência com esta turma foi positiva, os objetivos pretendidos foram alcançados, os alunos debateram e partilharam as suas ideias e os seus conhecimentos, notei que estavam felizes com este trabalho em grupo e assim contribuiu para melhorar os resultados dos alunos e reduzir as diferenças de aprendizagem.
ALUNOS DO 6.º B
“Tivemos uma nova organização de aula e da matéria que funcionou muito bem.”
“Deveríamos trabalhar mais vezes em grupo.”
“Com os grupos podemos refletir e trabalhar melhor do que sozinhos.”
“Consegui compreender a matéria com ajuda dos colegas que já a compreendiam.”
“A presença do voluntário foi importante porque ajudou muito. Incentivava e ajudava a encontrar as respostas.”
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Durante o ano letivo de 2020/2021, o Departamento de Línguas colaborou com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, participando com os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos em 4 workshops online, dinamizados pelas Estagiárias Erasmus +, do Projeto Utopia500 do CETAPS, Paula Ginesa, Sánchez Ramón, Anna Wedder, Fayna Sánchez, Desa Maticevic Blanka Orhanovic, Brigitta Zentai: “Act Utopian- How to be proactive and engaged in society”, “ Healthy minds, healthy lives: removing filters from social media”, “Celebrando diferenças: amar-me a mim mesmo, aos meus amigos e família” e “Criando Espaços Divertidos para Aprender”.
.
Todos os workshops foram realizados com sucesso e permitiram reflexões deveras interessantes e atuais.
As estagiárias partilharam tela e levaram-nos numa viagem pela sua partilha, envolvendo-nos com questões pertinentes, comunicando em espanhol ou inglês.
No primeiro, “Act Utopian- How to be proactive and engaged in society”, os alunos foram estimulados a refletir sobre o que é ser proativo e estar envolvido na sociedade. Foi muito importante eles perceberem a necessidade de se estar atualizado, verificar fontes de informação, compreender a importância de votar para, desta forma, mudarem o mundo à sua volta e o tornarem um mundo melhor
No segundo, “ Healthy Minds, Healthy Lives: Removing Filters from Social Media”, pretendeu-se alertar para a importância de desenvolver uma autoimagem realista, uma autoestima positiva, estratégias para reconhecimento de conteúdo nocivo e reduzir /evitar o seu consumo. Analisou-se o conteúdo do que os jovens consomem e partilham nas redes sociais e orientaram-se os alunos para a escolha de conteúdo adequado promotor de uma autoimagem saudável e que se adeque à sua faixa etária.
No workshop “Celebrando as diferenças”, refletiu-se sobre os vários tipos de famílias e amizades, bullying inclusive, através da leitura gravada e audição de poemas da poetisa galardoada Ana Luísa Amaral, do seu livro de poemas “Como tu”. O seu objetivo principal foi fazer compreender que não devemos excluir ninguém, pois todos merecemos respeito.
No “Criando Espaços Divertidos Para Aprender” refletiu-se e ficámos a saber como cada aluno vê a escola/ sala de aula ideal. Fizemos uma viagem pela escola ao longo do tempo, do passado ao presente. Depois os alunos representaram em desenho/ ilustração as suas ideias da sala de aula ideal. Entre a lista de desejos ou visualização da sala do futuro encontraram-se os seguintes elementos: mesas maiores, com portáteis para cada aluno; cadeiras confortáveis, tipo “gaming”; mais placards para expor os nossos trabalhos; uma máquina/box com alimentos e bebidas (pensámos muito em comida); livros para ler; jogos; uma grande TV e filmes, entre os quais “Anime”; paredes com cores agradáveis; muita luz; vasos com flores; prémios; castigos engraçados; lições ao ar livre (no meio da natureza) ; uma piscina na escola. No geral, há pontos em comum. Constatámos que gostam muito da ideia de comer e jogar, na escola, ou seja, da diversão.
A estagiária Fayna propôs que os alunos escrevessem a alguma entidade para divulgar as suas ideias, na forma de carta/email, pelo que houve quem escrevesse à Diretora do Agrupamento, e também ao Vereador da Cultura.
O Departamento de Línguas.
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Este trabalho iniciou-se em 2019 e pretendia ser uma peça de teatro. Infelizmente as circunstâncias que vivemos impediram esse evento, e por isso este ano foi decidido concluir o projeto numa versão bem mais pequena e digital estando assim disponível a toda a comunidade.
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A Escola Básica de S. Pedro da Cova conquistou o 2º lugar no desafio nacional Eco-Escolas, O ar que eu respiro - Jogo de correspondência 2º escalão.
Parabéns a todos os alunos envolvidos na elaboração das questões do jogo!
A equipa Eco-Escolas agradece ainda a colaboração da professora Telma Neto na sugestão de aplicações para a elaboração deste jogo digital.
Ler mais: Jogo de correspondência "Poluição do Ar" premiado com o 2º lugar
Pág. 266 de 266













