Na tarde de 01 de fevereiro, a Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades (PDC - CIÊNCIA PARA TODOS, www.cienciaparatodos.pt) deram continuidade à preparação e organização da exposição interativa “Encontro da CIÊNCIA, ARTE & POESIA – A Química do Amor” para toda a Comunidade Escolar/Educativa do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.

Esta exposição reflete o pensamento poético do cientista Richard Dawkins (“existe poesia no mundo real (na natureza), a ciência é a poesia da realidade”), porque, de facto, a ciência está escrita no Livro da Natureza e a ciência também é feita de poesia! É sem dúvida uma boa razão para dar espaço à poesia e fazer da sua voz um eco da celebração do Amor e da Amizade na Comunidade Escolar/Educativa do AESPC. O desafio estava lançado! Construir veículos físicos para um circuito de trocas de mensagens e DAR VOZ À POESIA QUE FALE CIÊNCIA OU NÃO, ou que deixe florescer os sentimentos, ou que permita voar nas asas do “eu” e/ou sentir o outro em nós. Afinal, só temos de fazer da gentileza e do sorriso uma prática do nosso dia a dia para semear e colher ambientes solidários e saudáveis. Foi assim, neste contexto, que a Equipa do Clube CVnE selecionou materiais diversos e construiu a árvore das “folhas coração”, nenúfares de papel e cartolina, marcadores com corações duplos, ramos de corações e ramos de beijinhos. São os veículos do circuito de trocas de mensagens da exposição para semear e colher sorrisos, e/ou fazer falar a poesia numa viagem de ideias ou emoções, que podem conter uma palavra e nos levar de volta para a ciência.

A poesia é um veículo de voz e de celebração do Amor e da Amizade. O amor é um grande tema de inspiração na poesia. Em todos os períodos e movimentos poéticos, encontramos poemas do amor que revelam os nossos sentimentos. Mas qual o melhor poema para celebrar o Amor e a Amizade? Em uma viagem poética no tempo e no mundo, selecionámos alguns excertos de poemas de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Mia Couto, William Shakespeare, Florbela Espanca, Luís Vaz de Camões, Vinícius de Moraes, Maria Teresa Horta, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, e Mário Cesariny. Fica o desafio para a escrita de um poema, um verso, um texto ou uma simples frase poética original (ou não) para a troca de mensagens durante a visita à exposição! Aceitas o desafio?

Esta é mais uma etapa concluída com sucesso para a construção da exposição. A ETAPA SEGUINTE É A MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO na próxima sessão “Ciência Viva às Quintas”. Esta atividade tem a mentoria e a ideia criativa e produtiva do PDC –   CIÊNCIA PARA TODOS.

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos

 

 

 

No dia 28 de fevereiro as turmas do 7.º ano do Agrupamento, participaram numa visita de estudo/aula de campo interdisciplinar ao Planetário e ao Jardim Botânico do Porto. Esta visita de estudo/aula de campo, dinamizada pelas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, permitiu aos alunos explorarem, de uma forma lúdica, novas formas de aprendizagem, fora da sala de aula, e, assim, adquirir e/ou consolidar conhecimentos científicos nas áreas das Ciências e da Física. Os alunos participaram com muito entusiasmo em todas as atividades propostas.

Todos os envolvidos nesta visita de estudo/aula de campo gostaram muito deste dia que consideraram de convívio, muito salutar, entre professores e alunos da escola.

As professoras dos grupos de Ciências Naturais e Físico-Química.

 

 

Na tarde de 25 de janeiro, a Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades (PDC - CIÊNCIA PARA TODOS, www.cienciaparatodos.pt) continuaram a preparação e a organização da exposição interativa “Encontro da CIÊNCIA, ARTE & POESIA – A Química do Amor” para toda a Comunidade Escolar/Educativa do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.
SABE A QUÍMICA QUE ESTÁ NA COR E NO AROMA DAS ROSAS VERMELHAS? As rosas são a flor mais associada ao Dia dos Namorados - e temos de agradecer à QUÍMICA, tanto pela sua cor como pelo seu aroma!
As rosas têm uma variedade de cores, e diferentes pigmentos são responsáveis pelas diversas tonalidades. Estes pigmentos agrupam-se em duas classes: CAROTENOIDES e ANTOCIANINAS. O aroma das rosas é influenciado por um conjunto de compostos químicos diferentes. Contribuintes importantes são as cetonas da rosa (incluindo damascenonas, damasconas e iononas) e o óxido de rosa, (óxido (-)-cis-rosa). As ANTOCIANINAS têm aplicações na área da SAÚDE, devido ao seu enorme potencial terapêutico, na INDÚSTRIA, no fabrico de vinho e como corantes naturais.
Foi assim que começamos a observar com mais atenção as PÉTALAS DAS ROSAS VERMELHAS. Estas contêm ANTOCIANINAS, pigmentos responsáveis por uma variedade de cores da natureza, desde o vermelho das groselhas e cerejas, ao azul ou amarelo das flores. Uma das principais caraterísticas das antocianinas é a sua mudança de cor em função do pH do meio, o que justifica o seu uso como INDICADORES NATURAIS DE pH.
O desafio estava em cima da mesa do laboratório de Física e Química. Extrair o pigmento das pétalas de rosas vermelhas e preparar um indicador natural de pH (em solução e em papel)! Mais uma etapa concluída com sucesso para a construção da exposição. As etapas seguintes da preparação da exposição continuam nas próximas sessões “Ciência Viva às Quintas”. Esta atividade tem a mentoria e a ideia criativa e produtiva do PDC – CIÊNCIA PARA TODOS.
 
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos
 
 
 
 
 
 
No dia 28 de fevereiro, os alunos da nossa escola desfrutaram de uma experiência única, resultado da articulação entre o Programa Eco-Escolas e a Quinta do Passal.
As profissionais da Quinta do Passal proporcionaram um momento cativante sobre as abelhas, incluindo momentos emocionantes como a narração do Ciclo do Mel e uma deliciosa prova de tostinhas com mel. Uma integração perfeita entre aprendizagem e as práticas ecológicas.
 
Aguardamos com entusiasmo por mais iniciativas tão enriquecedoras!
 
A Equipa de Docentes da Escola Básica do Passal.
 
 
 
 

Back to top