O grupo de Voluntariado do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova participou mais uma vez na Campanha do Banco Alimentar que se realizou nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.
Os nossos Voluntários disseram: “PRESENTE“ e conseguiram angariar 1177,500 kg de Alimentos.

O nosso agradecimento a todos que colaboraram!!!

O Grupo de Voluntariado.

 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7
 
 
 
O Projeto "Alunos-Mediadores de Escola" desenvolvido pelo SPO/EAAF, desde há três anos letivos para cá, tem sido abraçado pelos alunos do 3.º Ciclo. O objetivo principal é desenvolver a Cidadania através do desempenho autónomo de um papel real - de promoção e de valorização dos comportamentos positivos entre colegas, com foco nos intervalos, e com o intuito de melhorar o ambiente escolar! Os Mediadores passam por uma formação inicial, que lhes confere competências para intervir na prevenção e na ajuda ao próximo, com foco nos intervalos e no combate ao bullying!
 
 
Alunos-Mediadores:

Diogo Filipe Cunha Rodrigues | 8º B | n.º3

Luana Cunha Barros | 8ºB | n.º10

Martim Oliveira Bretes | 8ºB | n.º14

Sara Maria C. Azevedo | 8ºB | n.º 18

Micaela Filipa A. Miranda | 8ºB | n.º15

Luna Isabel M. Justo | 8ºB | nº14

Mariana Sofia Teixeira Pacheco | 8ºB | n.º13

Hugo Rodrigo G. Cruz | 8ºC | n.º7

Inês Filipa Marques Pinto | 8ºC | n.º16

Cláudia França Oliveira | 8ºC | n.º13

Leonor Rocha Nogueira | 8ºC | nº7

Luna Gabriela Oliveira Costa | 8ºC | n.º10

Mara Cristina Costa Sousa | 8ºC | n.º11

Miguel Ângelo P. Vieira | 8ºC | n.º13

Yara Beatriz Oliveira Queirós | 8ºC | n.º20

------------------------------------------------------

Beatriz Monteiro Silva | 9 ºA | n.º1

Matilde Leite Nunes | 9ºA | nº9

Luana Tavares Pinto | 9ºF | nº8

Clara Sofia Matos Sousa  | 9ºF | n.º16

Luana Conceição Gama | 9ºF | nº6  

Luana Patrícia Silva Ferreira | 9ºF | nº7

Luana Tavares Pinto | 9ºF | nº8  

 

O Serviço de Psicologia e Orientação.

 

 

Na EB/JI de Vila Verde, todas as turmas aderiram à campanha “Papel por Alimentos” promovida pela Federação Portuguesa de Bancos Alimentares.
Todo o papel recolhido será convertido em produtos alimentares que serão distribuídos pelos mais carenciados.
Foi lançado o seguinte desafio na escola:
“A turma que conseguir juntar mais quilos de papel, pode escolher os jogos durante uma semana, na hora do intervalo da manhã.”
Todos ficaram muito contentes e entusiasmados em ajudar e fazer uma competição saudável entre turmas.
Nesta atividade, os alunos pediram ajuda para angariação de papel, às famílias, amigos, supermercados, hipermercados, fábricas, etc.
A turma do 4ºano foi responsável por pesar o papel em todas as salas e analisar os dados recolhidos. Procederam à elaboração de um cartaz com um gráfico de barras (construído com bocados de jornal) onde todos poderiam observar os resultados obtidos.
Verificou-se que a turma que angariou mais papel foi a turma do 4º ano com 218,200 kg. A escola juntou no total 479,100kg, que foi um resultado muito bom.
Esta atividade foi bastante positiva, mostrando bem, a motivação o envolvimento dos alunos nesta campanha de solidariedade.
 
Texto coletivo, elaborado pela turma de 4º ano.
 
A professora Carla Vicente.
 
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
 
 
 
 
As atividades do Projeto de Divulgação Científica - CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) continuam a sua caminhada pela ciência e tecnologia para todos no Clube Ciência Viva na Escola do AESPC. Esta quinta-feira fizemos uma breve viagem pelo "Mundo da Luz"! Afinal, o que é a luz? Podemos dizer que a luz é uma onda eletromagnética (propaga-se no vácuo) e transporta energia. Quando falamos de luz, pensamos na parte visível, mas existem outros tipos de luz que o olho humano não deteta, como as micro-ondas, os ultravioletas (UV) ou os infravermelhos (IV).
 
A luz tem imensas aplicações, sendo essencial para as comunicações à distância, mas também para a vida, em particular para fotossíntese das plantas. O crescimento das plantas pode ser controlado através da luz! Por exemplo, a utilização de iluminação LED permite controlar a “cor” e a intensidade da luz de acordo com as diferentes fases de crescimento das plantas. Também o ciclo dia-noite pode ser regulado, permitindo produzir alimentos em qualquer altura do ano.
Entre conversas curiosas e interações divertidas com as atividades do PDC-CIÊNCIA PARA TODOS, os “Jovens Cientistas” tiveram a oportunidade de experienciar, entre outros fenómenos óticos, que a maior parte dos objetos refletem a luz. A forma como isso acontece determina, por exemplo, a cor que aparentam ter. Houve tempo, ainda, para conversar sobre a tecnologia que vai dar visão sobre-humana aos carros autónomos. Regra geral, os carros autónomos em desenvolvimento utilizam um radar (Light Detection And Ranging), que cria imagens 3D através de “lasers” que são emitidos, refletidos pelos objetos e depois captados por sensores instalados no carro. De facto, o "Mundo da Luz" é mesmo fascinante!
 
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos
 
 
 
 

Back to top