O Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova promove um projeto de abordagem das Expressões em contexto escolar, nomeadamente dança, música e atividades artístico/plásticas, para o primeiro ciclo do ensino básico, privilegiando as fases mais precoces de ensino/aprendizagem. O projeto pretende ser inclusivo e de continuidade, garantindo que os alunos vivam uma cultura artística ao longo do seu percurso escolar.

O objetivo será o de incutir nos alunos aspetos ligados às expressões, que lhes permitam mobilizar saberes múltiplos, facilitadores da melhoria dos resultados escolares. Para além destes aspetos, os alunos são preparados para apresentações públicas, com temáticas abrangentes e essenciais no seu percurso escolar e para a sua formação pessoal e social.

 

Horário:

 

Tempos

Terça

Quarta

Sexta

9:00h-9:45h

SIL 3º

BH 4º

CE 4º

 

SIL 4º

9:45h-10:30h

SIL 4º

CE PRÉ

CE 4º

BH 1º

VV 3º

10:30h-11:00h

 

CE 4ºA

 

 

VV PRÉ

11:00h-11:45h

VV 3º

CE 4ºB

CE 3º

BH 3º

VV 4º

11:45h-12:30h

VV 4º

 

CE 1º

BH 4º

 

 

 

 

 

 

 

14:00h-14:45h

PA 3º/4º

 

 

 

 

Professora Ana Neves: Educação Musical  

Professora Natércia Romano: Dança / Expressão Corporal e Elementos Cénicos

 

 

 

 

 

 

 

 

O Voluntariado é um movimento que mobiliza em todo o mundo um grande número de jovens e de adultos, sendo um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade.

 

Destinatários

Este projeto de voluntariado começou a ser desenvolvido a partir do ano letivo de 2017/2018 da Escola sede do Agrupamento, mas pretende envolver toda a comunidade escolar, assim como sujeitos singulares e Instituições da Comunidade que a rodeia.

 

Objetivos

- Estimular e apoiar as práticas de voluntariado jovem em áreas tidas como relevantes tanto para a sociedade em geral, como para a sociedade jovem;

- Desenvolver aptidões pessoais, sociais e formativas dos alunos;

- Promover nos alunos atitudes de solidariedade, fraternidade e educação para os valores;

- Enriquecer o processo de ensino aprendizagem, estimulando discussões sobre valores como a ética e a cidadania.

 

 

Junta-te ao voluntariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes.

 

Para mais informações, clique em: https://www.dge.mec.pt/pcdd/

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

 

A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;

– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;

– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;

– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;

– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

 

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

 

Equipa PADDE:

Dra. Ana Luísa Xavier

Dra. Isabel Tavares (Assessora do Projeto),

Dra. Susana Cardoso

Dra. Telma Neto (Coordenadora do Projeto).

PADDE 2021/2025

Tamanho: 13.85 mb
Visitas : 42
ppsx

Apresentação do PADDE 21/25

Tamanho: 5.10 mb
Visitas : 27

Para qualquer esclarecimento, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para mais informações sobre o PADDE, visite o site exclusivamente dedicado à escola digital e respetivo plano de ação: https://escoladigital.agrupspc.pt/

 

 

O Projeto de Educação para a Saúde (PES), enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações do Agrupamento e da comunidade, incorpora todas as atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde e as estratégias adotadas que permitem assegurar respostas adequadas às necessidades e aos problemas diagnosticados. Iniciativas e atividades são, por estes motivos, desenvolvidas, não somente com a intervenção da própria comunidade escolar, como também em parceria com entidades externas à escola, nomeadamente, com a Unidade de Saúde Pública, Hospital e outras Instituições.

O projeto abarca as seguintes áreas, tidas como prioritárias pelo Ministério da Educação:

• Alimentação e Atividade Física;
• Educação Sexual em meio Escolar/ IST;
• Prevenção do Consumo de Substância Psicoativas;
• Prevenção da Violência Escolar.

 

A finalidade do projeto é promover o desejo de saber, de saber fazer e de agir no âmbito da promoção da saúde. 

 

 

Back to top