O Voluntariado é um movimento que mobiliza em todo o mundo um grande número de jovens e de adultos, sendo um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade.

 

Destinatários

Este projeto de voluntariado começou a ser desenvolvido a partir do ano letivo de 2017/2018 da Escola sede do Agrupamento, mas pretende envolver toda a comunidade escolar, assim como sujeitos singulares e Instituições da Comunidade que a rodeia.

 

Objetivos

- Estimular e apoiar as práticas de voluntariado jovem em áreas tidas como relevantes tanto para a sociedade em geral, como para a sociedade jovem;

- Desenvolver aptidões pessoais, sociais e formativas dos alunos;

- Promover nos alunos atitudes de solidariedade, fraternidade e educação para os valores;

- Enriquecer o processo de ensino aprendizagem, estimulando discussões sobre valores como a ética e a cidadania.

 

Horário 2025/2026

Designação

Professor

 6ª

Grupo de Voluntariado

Ana Paula Carvalho  09h15-10h05 

09h15-10h05

10h25-11h15 

  10h25-11h15  
Lusia Martins       

10h25-11h15

11h20-12h10

 
 Hélio Lemos      

13h25-14h15

16h30-17h20

 

 

 

 

Junta-te ao voluntariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

O projeto Teach for Portugal tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

Como escola parceira, o nosso agrupamento usufrui de Mentores Teach For Portugal que estão preparados para participar em sala de aula, apoiar em estudo individualizado, desenvolver competências pessoais e sociais dos alunos, realizar várias atividades pedagógicas e lúdicas, entre outros exemplos. 

 

Mentora: Helena Ramalho (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

O Projeto de Educação para a Saúde (PES), enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações do Agrupamento e da comunidade, incorpora todas as atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde e as estratégias adotadas que permitem assegurar respostas adequadas às necessidades e aos problemas diagnosticados. Iniciativas e atividades são, por estes motivos, desenvolvidas, não somente com a intervenção da própria comunidade escolar, como também em parceria com entidades externas à escola, nomeadamente, com a Unidade de Saúde Pública, Hospital e outras Instituições.

O projeto abarca as seguintes áreas, tidas como prioritárias pelo Ministério da Educação:

• Alimentação e Atividade Física;
• Educação Sexual em meio Escolar/ IST;
• Prevenção do Consumo de Substância Psicoativas;
• Prevenção da Violência Escolar.

 

A finalidade do projeto é promover o desejo de saber, de saber fazer e de agir no âmbito da promoção da saúde. 

 

Projeto de Educação Sexual da Turma

A Educação Sexual foi integrada por lei na Educação para a Saúde por obedecer ao mesmo conceito de abordagem com vista à promoção da saúde física, psicológica e social. Reconhecendo que a Educação Sexual é uma das dimensões da Educação para a Saúde, a Assembleia da República fez aprovar em 2009, através da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, um conjunto de princípios e regras, em matéria de educação sexual, prevendo, desde logo, a organização funcional da educação sexual nas escolas. Neste contexto, consagram-se as bases gerais do regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, conferindo-lhe o estatuto e obrigatoriedade, com uma carga horária adaptada e repartida por cada nível de ensino, especificada por cada turma e distribuída de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano letivo e, por último, estabelecendo-se ainda que a Educação Sexual deva ser desenvolvida pela escola e pela família, numa parceria que permita respeitar o pluralismo das conceções existentes na sociedade portuguesa. 

 

- Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto

https://dre.pt/application/file/a/493854

- Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril

https://dre.pt/application/file/a/388689

 

Coordenação PES: Mónica Ferreira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Equipa PES: Sandra Domingues (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e Teresa Garrido (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

 

Designação do projeto | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)

Código do projeto | PESSOAS-FSE+-00038300

Tipo do projeto |  INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, ATRAVÉS DE AÇÕES QUE FAVOREÇAM A MELHORIA DO SUCESSO EDUCATIVO (TEIP)

Objetivo principal| PESSOAS-FSE+-00038300

Região de intervenção| Norte

Entidade beneficiária| Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova

 

Data de aprovação | a aguardar

Data de início | 01-09-2022

Data de conclusão | 31-08-2023

Custo total elegível |252.267,12 € (valor proposto)

Apoio financeiro da União Europeia | FSE

Apoio financeiro público nacional/regional |NORTE

 

Objetivos:

  • Promover o sucesso educativo dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível;
  • Garantir a inclusão de todos os alunos, promovendo a igualdade e a não discriminação.
  • Promover a redução e o risco do abandono escolar, do absentismo e da indisciplina;
  • Aprofundar a ação da escola como agente educativo, social e cultural central na vida das comunidades em estreita articulação com parceiros locais e regionais.

 

 

 

 

 

Back to top