O Projeto de Educação para a Saúde (PES), enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações do Agrupamento e da comunidade, incorpora todas as atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde e as estratégias adotadas que permitem assegurar respostas adequadas às necessidades e aos problemas diagnosticados. Iniciativas e atividades são, por estes motivos, desenvolvidas, não somente com a intervenção da própria comunidade escolar, como também em parceria com entidades externas à escola, nomeadamente, com a Unidade de Saúde Pública, Hospital e outras Instituições.

O projeto abarca as seguintes áreas, tidas como prioritárias pelo Ministério da Educação:

• Alimentação e Atividade Física;
• Educação Sexual em meio Escolar/ IST;
• Prevenção do Consumo de Substância Psicoativas;
• Prevenção da Violência Escolar.

 

A finalidade do projeto é promover o desejo de saber, de saber fazer e de agir no âmbito da promoção da saúde. 

 

Projeto de Educação Sexual da Turma

A Educação Sexual foi integrada por lei na Educação para a Saúde por obedecer ao mesmo conceito de abordagem com vista à promoção da saúde física, psicológica e social. Reconhecendo que a Educação Sexual é uma das dimensões da Educação para a Saúde, a Assembleia da República fez aprovar em 2009, através da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, um conjunto de princípios e regras, em matéria de educação sexual, prevendo, desde logo, a organização funcional da educação sexual nas escolas. Neste contexto, consagram-se as bases gerais do regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, conferindo-lhe o estatuto e obrigatoriedade, com uma carga horária adaptada e repartida por cada nível de ensino, especificada por cada turma e distribuída de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano letivo e, por último, estabelecendo-se ainda que a Educação Sexual deva ser desenvolvida pela escola e pela família, numa parceria que permita respeitar o pluralismo das conceções existentes na sociedade portuguesa. 

 

- Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto

https://dre.pt/application/file/a/493854

- Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril

https://dre.pt/application/file/a/388689

 

Coordenação PES: Mónica Ferreira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Equipa PES: Sandra Domingues (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e Teresa Garrido (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

 

O projeto Teach for Portugal tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

Como escola parceira, o nosso agrupamento usufrui de Mentores Teach For Portugal que estão preparados para participar em sala de aula, apoiar em estudo individualizado, desenvolver competências pessoais e sociais dos alunos, realizar várias atividades pedagógicas e lúdicas, entre outros exemplos. 

 

Mentora: Rita Rebelo (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

Designação do projeto | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)

Código do projeto | PESSOAS-FSE+-00038300

Tipo do projeto |  INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, ATRAVÉS DE AÇÕES QUE FAVOREÇAM A MELHORIA DO SUCESSO EDUCATIVO (TEIP)

Objetivo principal| PESSOAS-FSE+-00038300

Região de intervenção| Norte

Entidade beneficiária| Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova

 

Data de aprovação | a aguardar

Data de início | 01-09-2022

Data de conclusão | 31-08-2023

Custo total elegível |252.267,12 € (valor proposto)

Apoio financeiro da União Europeia | FSE

Apoio financeiro público nacional/regional |NORTE

 

Objetivos:

  • Promover o sucesso educativo dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assente numa abordagem multinível;
  • Garantir a inclusão de todos os alunos, promovendo a igualdade e a não discriminação.
  • Promover a redução e o risco do abandono escolar, do absentismo e da indisciplina;
  • Aprofundar a ação da escola como agente educativo, social e cultural central na vida das comunidades em estreita articulação com parceiros locais e regionais.

 

 

 

 

 

O Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova promove um projeto de abordagem das Expressões em contexto escolar, nomeadamente dança, música e atividades artístico/plásticas, para o primeiro ciclo do ensino básico, privilegiando as fases mais precoces de ensino/aprendizagem. O projeto pretende ser inclusivo e de continuidade, garantindo que os alunos vivam uma cultura artística ao longo do seu percurso escolar.

O objetivo será o de incutir nos alunos aspetos ligados às expressões, que lhes permitam mobilizar saberes múltiplos, facilitadores da melhoria dos resultados escolares. Para além destes aspetos, os alunos são preparados para apresentações públicas, com temáticas abrangentes e essenciais no seu percurso escolar e para a sua formação pessoal e social.

 

Horário:

 

Tempos

Terça

Quarta

Sexta

9:00h-9:45h

SIL 3º

BH 4º

CE 4º

 

SIL 4º

9:45h-10:30h

SIL 4º

CE PRÉ

CE 4º

BH 1º

VV 3º

10:30h-11:00h

 

CE 4ºA

 

 

VV PRÉ

11:00h-11:45h

VV 3º

CE 4ºB

CE 3º

BH 3º

VV 4º

11:45h-12:30h

VV 4º

 

CE 1º

BH 4º

 

 

 

 

 

 

 

14:00h-14:45h

PA 3º/4º

 

 

 

 

Professora Ana Neves: Educação Musical  

Professora Natércia Romano: Dança / Expressão Corporal e Elementos Cénicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Back to top