O Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova iniciou as suas atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril!
O Projeto MuDança realiza o evento “Dança pela Liberdade”, onde se procura proporcionar uma experiência enriquecedora e reflexiva, convidando toda a comunidade escolar a explorar e expressar diferentes visões sobre o conceito de “liberdade”, através da dança e da criatividade!

Neste evento participam:
- 45 alunos do Projeto Mudança dos 2ºs e 3ºs ciclos;
- 34 alunos do Projeto Mudança de Vila Verde;
- 2 ex-alunos convidados do Mudança.


Apareçam!

Professora Natércia Romano
Grupo MuDança

 

 

PROVAS DE AFERIÇÃO E PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO

 

  • Provas Finais do 9.º ano realizam-se este ano letivo, excecionalmente, em formato papel para garantir equidade a todos os alunos
  • Governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Finais em formato digital, tal como previsto
  • Provas de Aferição continuam a ser realizadas em formato digital, reafirmando o compromisso do atual Governo com a transição digital


A equipa governativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) reuniu esta segunda-feira com o Conselho das Escolas, a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) e a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), no sentido de avaliar as condições existentes nas escolas para a realização das Provas de Aferição e das Provas Finais do 9.º ano em formato digital. Medida que tinha sido prevista para o atual ano letivo pelo Governo anterior. Nessas reuniões, a equipa governativa do MECI foi informada da posição dos diretores escolares sobre a grave falta de garantias de equidade para os alunos, sendo esta particularmente preocupante para a realização das Provas Finais do 9.º ano, que têm efeitos na avaliação final.

 

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação consultou sobre o mesmo assunto os serviços relevantes do MECI, nomeadamente Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Júri Nacional de Exames (JNE), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e Editorial do Ministério da Educação e Ciência (EMEC). Os dados fornecidos pela DGEstE mostram graves falhas na disponibilização de equipamentos informáticos, na sua manutenção e na conectividade das escolas para que estas possam garantir que todos os alunos poderão realizar as avaliações em igualdade de oportunidades neste ano letivo. À data presente, a DGEstE informou que 13.639 alunos do 9.º ano não receberam o Kit digital (portátil, pen de dados e acessórios).
Apesar dos curtos prazos, de acordo com o IAVE, o JNE e a EMEC, será, num quadro exigente e de exceção, viável reunir as condições necessárias para realizar as Provas Finais do 9.º ano em formato de papel, em vez de em formato digital.
Após reflexão e tendo em conta o superior interesse dos alunos, o MECI decidiu manter as Provas de Aferição em formato digital, como previsto. Em relação às Provas Finais do 9.º ano, o MECI decidiu pela sua realização em papel, de forma excecional, neste ano letivo. A decisão suportou-se em três principais critérios:

 

O Ministério defende firmemente a autonomia das escolas e, como tal, confia nos seus diretores e na avaliação destes sobre a ausência de condições adequadas para a realização das Provas Finais em formato digital no presente ano letivo.
O MECI definiu o princípio da equidade como eixo prioritário da sua política educativa. Na realização de Provas Finais, com impacto na avaliação e percurso escolar dos alunos, é absolutamente essencial garantir que todos alunos realizam as avaliações em condições de equidade. Nas atuais condições, o MECI não pode ignorar os riscos de penalização dos alunos de contextos mais desfavorecidos — o que seria inaceitável e contrário a este eixo prioritário da política pública educativa do Governo.
O Governo acredita na importância da avaliação como ferramenta imprescindível de diagnóstico, monitorização e melhoria contínua do sistema educativo, sabendo que o seu valor e a credibilidade da avaliação dependem de uma aplicação em contexto de serenidade, previsibilidade e ausência de perturbações externas que prejudiquem o desempenho dos alunos.

 

O MECI reafirma o seu compromisso com a transição digital e a importância de formar os nossos alunos para as competências digitais, indispensáveis para os desafios sociais e profissionais no século XXI. A importância da transição digital para os alunos e para o desenvolvimento do País justifica a manutenção das Provas de Aferição em formato digital. Esta opção permitirá aferir o conhecimento dos alunos, assim como avaliar as condições técnicas das escolas para a realização das provas em formato digital, tal como as competências dos alunos neste domínio.
O Ministério reforça que a solução encontrada para o atual ano letivo é transitória e excecional e irá apresentar, no âmbito da preparação do próximo ano letivo, em articulação com as escolas e as autarquias, um conjunto de medidas para que todos os alunos tenham oportunidades para, em tempo, se familiarizarem com as tecnologias e desenvolverem as capacidades necessárias para a realização das suas avaliações em formato digital.

 

Além da transição digital ser um desígnio do País, salientam-se também os compromissos assumidos no âmbito do PRR para a realização das provas em formato digital, que devem ser concretizados no ano de 2025, permitindo assim a realização das provas em formato digital no próximo ano letivo.
O MECI lamenta que a falta de planeamento do anterior Governo tenha gerado uma situação de indefinição sobre a avaliação dos alunos. Inevitavelmente, esta indefinição colocou alunos, famílias, professores e diretores numa situação de incerteza, interferindo no bom ambiente escolar num momento crucial do ano letivo.

 

 


Lisboa, 11 de abril de 2024

 

 

 

Informa-se toda a comunidade educativa que o calendário das matrículas escolares, para o ano letivo 2024/2025, já foi divulgado pelo Ministério da Educação. A primeira fase começa a 15 de abril, com as matrículas para o ensino pré-escolar e 1.º ano do ensino básico.

As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes:

  • pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio
  • 2º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico: 6 de julho a 12 de julho
  • 6º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade: 22 de junho até 02 de julho

 

A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º de escolaridade quando:

  • não há transferência de escola
  • não é alterado o encarregado de educação
  • não é alterado o curso
  • não há necessidade de escolher disciplinas.
 
 
Em todos os outros casos, é necessário iniciar o processo de renovação de matrícula através do Portal das Matrículas, pelo encarregado de educação ou estudante maior de idade.
Consulte o portal ePortugal para saber como fazer a matrícula e renovar a matrícula nos ensinos pré-escolar, básico e secundário (https://eportugal.gov.pt/.../fazer-pedidos-de-matricula-e...).
 
 
ATENÇÃO:
Os alunos do 9º ano que fiquem retidos na avaliação final fazem a matrícula provisória no 9º ano. Após a afixação dos resultados das Provas de Equivalência à Frequência, têm de formalizar a matrícula nos serviços administrativos.
 
 
 

 

 

 

 

 

É com enorme alegria que anunciamos uma nova aquisição para o nosso espaço escolar: um trampolim, doado por uma professora da escola.

Todos os grupos turma reuniram no espaço exterior para apresentarmos o trampolim. Foram explicadas as funções e as regras de utilização deste novo equipamento. É crucial garantir que todos compreendam a importância da segurança e do respeito das normas estabelecidas.

Ficamos entusiasmados ao ver as nossas crianças tão motivadas nesta nova experiência ao ar livre!

Agradecemos profundamente à professora pela sua generosidade e compromisso com o bem-estar das nossas crianças. Esta doação não só enriquece o ambiente escolar, como também fortalece os laços afetivos da nossa comunidade escolar.

 

A Equipa da Escola Básica do Passal.

 

 

 

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