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Os “Objetos de Ciência” do PDC - CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) continuam a sua caminhada pela ciência e tecnologia para todos no Clube Ciência Viva na Escola do AESPC. E, por que, existe poesia de verdade no mundo real e a ciência é a poesia da realidade (Richard Dawkins), desta vez, os “Objetos de Ciência” do PDC-CPT, levaram os “Jovens Cientistas” do Clube numa breve VIAGEM POÉTICA pelo mundo da “impressão digital da luz”!
“Nunca antes / Os tons primaveris do arco-íris diluído / Para mim tão belos brilharam, como quando / A mão da ciência apontou o caminho …” Neste POEMA, MARK AKENSIDE (Físico, Médico e Poeta do século XVIII) desvenda o arco-íris com ciência, ilusão e encantamento. Foi, assim, neste contexto que demos início à nossa viagem! Uma viagem repleta de ciência e poesia!
Todos nós já observámos um arco-íris. Quando pára de chover e aparece um pouco de Sol, forma-se no céu um arco de cores chamado arco-íris. A luz do Sol, ao atravessar as gotas de água suspensas nas nuvens, desdobra-se num conjunto de luzes (radiações) coloridas que se projetam no céu. O Físico Isaac Newton conseguiu o mesmo efeito fazendo incidir a luz solar num prisma de vidro (prisma ótico), tendo projetado um “arco-íris” num alvo. A luz branca emitida pelo Sol é, na realidade, uma luz policromática constituída por várias radiações monocromáticas. Como no ar ou no vazio todas estas radiações se propagam paralelamente à mesma velocidade (aproximadamente, 300 000 km/s), não se conseguem distinguir, formando, no seu conjunto, a luz branca. Ao atravessar o prisma, as radiações separam-se umas das outras, saindo separadamente. A radiação que sofre maior desvio é a violeta e a que sofre menor desvio é a vermelha. Esse conjunto de radiações, projetado num alvo, constitui o espetro visível da luz solar.
Afinal, o que é um espetro? Que tipos de espetros existem? Que diferenças existem entre espetros contínuos de emissão e espetros de emissão de riscas? Que tipos de fontes luminosas dão origem a estes espetros? Para produzir e observar espetros, os cientistas utilizam espetroscópios, prismas ou redes de difração. Como é constituído e como funciona um espetroscópio? A curiosidade, o interesse e a motivação para “saber mais” dos “Jovens Cientistas” do Clube Ciência Viva na Escola estava ao rubro! Com o desafio em cima da mesa do laboratório (diversas e variadas fontes de luz, espetroscópio e a luz solar que espreitava pela janela), estes exploradores da ciência deram início a uma breve, mas curiosa e fascinante, viagem pelo mundo da “impressão digital da luz”!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos
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No passado dia 4 de dezembro, o Clube Ciência Viva na Escola e o seu parceiro de atividades (PDC-CIÊNCIA PARA TODOS), rumaram ao encontro de mais um grupo de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova (AESPC). Levavam na bagagem os recursos necessários para a construção e exploração de uma andorinha muito especial!
A “Andorinha Equilibrista” – um dos “Objetos de Ciência” do PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (PDC-CPT, www.cienciaparatodos.pt) invadiu a sala dos “Pequenos Cientistas” do 3.º ano de escolaridade da Escola Básica do Passal (do AESPC)! Desde 2014 que o PDC-CPT caminha pelas ruas, pelas praias, pelas escolas e participa em diversos eventos, levando a ciência e a tecnologia através dos seus "Objetos de Ciência" de baixo custo. A “Andorinha Equilibrista” é perfeita como presente de Natal e para dar a conhecer a Física que explica o funcionamento dos brinquedos científicos de equilíbrio. Como funciona? O fenómeno surpreendente que observamos neste brinquedo desafia a gravidade? Construir, brincar e aprender com a “Andorinha Equilibrista” é mesmo desafiador e fascinante!
Nesta sessão do Clube Ciência Viva na Escola, onde o centro de massa foi o principal protagonista, estivemos a construir e explorar “andorinhas equilibristas” com materiais de baixo custo e ficar a saber que o centro de massa é de grande importância para o equilíbrio dos corpos (nomeadamente, do corpo humano), assim como também tivemos tempo para conversar sobre a sua aplicação em variadas situações do nosso quotidiano. Afinal, a Física está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora. A curiosidade, a atenção, a concentração, a persistência, a criatividade e a alegria reinaram no olhar e na atitude de trabalho destes "Pequenos Cientistas", que foram vencendo com muito interesse e empenho todos os desafios propostos.
É um gosto e uma paixão trabalhar assim! Obrigada, "Pequenos Cientistas! Obrigada, Professora Alexandra Cardoso! Obrigada por receberem a Ciência desta forma! Até à próxima viagem!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos
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"Era uma vez um equilibrista. Vivia em cima de um fio, sobre um abismo. Tinha nascido numa casa construída sobre o fio”. (In “O Equilibrista”, de Fernanda Lopes de Almeida). Neste livro, a vida de um equilibrista está sempre por um fio. Tentando manter-se sobre esse fio chamado ‘vida’, o equilibrista vai construindo a sua trajetória. Como será a sensação de observar e viver o mundo através do “Equilibrista” da escritora Fernanda Lopes de Almeida? Este “Equilibrista” desafia as Leis da Física?
A “Andorinha Equilibrista” – um dos “Objetos de Ciência” de baixo custo do O PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (PDC-CPT, www.cienciaparatodos.pt), é perfeita como presente de Natal para dar a conhecer a Física que explica o funcionamento deste brinquedo científico. Como funciona? O fenómeno surpreendente que observamos neste brinquedo desafia a gravidade? Construir, brincar e aprender com a “Andorinha Equilibrista” é mesmo desafiador e fascinante! Nesta sessão do Clube Ciência Viva na Escola, onde o centro de massa foi o principal protagonista, estivemos a construir e explorar “andorinhas equilibristas” com materiais de baixo custo e ficar a saber que o centro de massa é de grande importância para o equilíbrio dos corpos (nomeadamente, do corpo humano), assim como também tivemos tempo para conversar sobre a sua aplicação em variadas situações do nosso quotidiano. Afinal, a Física está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora. A curiosidade, a atenção, a concentração, a persistência, a criatividade e a alegria reinaram no olhar e na atitude de trabalho estes "Pequenos Cientistas", que foram vencendo com muito interesse e empenho todos os desafios propostos. Espontaneamente, os “Pequenos Cientistas” foram escrevendo na sua “Andorinha Equilibrista”: “Eu adoro a ciência”; “Eu amo a ciência”: “A ciência é a minha disciplina preferida”; “Adoro tudo na ciência”.
É uma delícia, um gosto e uma paixão trabalhar com estas fantásticas Equipas! Obrigada, "Pequenos Cientistas! Obrigada, Professoras Helena Sousa e Carla Vicente! Obrigada por receberem a Ciência desta forma! Até à próxima viagem! Vamos agora para a EB do Passal.
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos
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No passado dia 21 de dezembro as terapeutas do Centro de Recursos para a Inclusão da APPC – Porto, em colaboração com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do AESPC, dinamizaram duas Ações de formação aos Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.
A formação subordinou-se ao objetivo de partilha e debate sobre boas práticas relativamente aos Facilitadores da Participação em contexto escolar, e sobre a importância do papel dos Assistentes Operacionais para a edificação de uma Escola mais inclusiva.
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