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No dia 16 de março, depois da aventura de “Cortar o Pi” com recursos a variados objetos do nosso quotidiano, os “Exploradores da Ciência” das turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC tinham à sua espera outro desafio preparado pelo Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades - o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt): a Oficina STEAM "Rodas ao quadrado".
Não sabemos quantas vezes a roda foi descoberta, mas sabemos que ela é circular. E sabemos que não é uma mera coincidência! As estradas são geralmente planas. E se tivesse sido descoberta uma roda quadrada? Em que tipo de mundo viveríamos hoje? Será possível um carro andar num chão com lombas? Como teriam de ser as rodas? Vamos construir carros com rodas quadradas para andar numa estrada especial, sem barulho, nem solavancos!
Afinal, é possível construir "rodas" com outras figuras geométricas que não o círculo. Mas, para tal, é necessário que a estrada seja especial, feita de lombas (com contornos ciclóides). Ou seja, é possível construir um carro que circule numa estrada com contornos cicloides, desde que as rodas sejam alteradas para outras figuras geométricas, como o quadrado. Quando o carro anda, o centro das "rodas" deve manter-se na horizontal, para que o carro esteja estabilizado. Desta forma, é necessário que o chão tenha partes mais baixas (com contornos ciclóides), onde encaixam os vértices das figuras geométricas. Quanto mais lados possuir o polígono, mais se assemelha à roda como a conhecemos. Por outro lado, não é possível construir um carro com rodas triangulares, pois o vértice do triângulo não encaixa perfeitamente na curva ciclóide.
Ideias aparentemente sem sentido podem ter aplicações interessantes. Esta é uma delas. Ora reparem. Para construir um sistema de trilho e roda dentada, essencialmente temos uma roda não circular e uma estrada que se adapta a ela de forma perfeita. Naturalmente, esta estrada será uma barra com um trilho dentado. A tecnologia atual, geralmente, exige uma precisão extrema, pois não há lugar para “folgas”. Pensemos, por exemplo, em dois casos onde este tipo de engrenagem é usado: direções de automóveis e impressoras. Uma pequena imprecisão pode ser fatal para o condutor do automóvel ou para o trabalho em impressão. Ou seja, a Matemática que serve para resolver de "forma disparatada" o problema da “roda quadrada”, é a mesma que permite construir engrenagens que funcionam de forma precisa, silenciosa e suave. Afinal, por mais "disparatada" que possa parecer uma ideia Matemática, é sempre possível que tenha uma aplicação interessante.
Viva o DIM 2023! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
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"Poemas para bocas pequenas" - projeto que tem vindo a ser desenvolvido, no Centro Escolar, com as crianças de 5 anos da Educadora Iva.
A Educadora trabalhou mais um poema, desta vez "O Pastor" de Eugénio Andrade.
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No dia 16 de março, o Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades - o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), continuaram o seu programa relativo à celebração do Dia Internacional da Matemática, com a Oficina STEAM "Cortar o Pi" dirigida aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.
Colocamos na bagagem diversos objetos do dia a dia de uso comum e marcamos encontro com os "Exploradores da Ciência" da Comunidade Escolar do AESPC, na Biblioteca da Escola Sede. Os alunos das turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC aceitaram o desafio, que estava na mesa de trabalho, com muita curiosidade, entusiasmo e empenho. Afinal, não é todos os dias que andamos à “procura do Pi” em objetos do nosso quotidiano!
Dos pratos aos copos, passando por tampas e recipientes diversos, taças de sobremesas ou chávenas de chá e de café, até às tigelas, vasos, copos medidores e funis, nenhum objeto presente na mesa ficou de fora para “cortar o Pi”. Afinal, a Matemática está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora.
Colocamos na bagagem diversos objetos do dia a dia de uso comum e marcamos encontro com os "Exploradores da Ciência" da Comunidade Escolar do AESPC, na Biblioteca da Escola Sede. Os alunos das turmas do 6ºA, 6ºB e 6ºC aceitaram o desafio, que estava na mesa de trabalho, com muita curiosidade, entusiasmo e empenho. Afinal, não é todos os dias que andamos à “procura do Pi” em objetos do nosso quotidiano!
Dos pratos aos copos, passando por tampas e recipientes diversos, taças de sobremesas ou chávenas de chá e de café, até às tigelas, vasos, copos medidores e funis, nenhum objeto presente na mesa ficou de fora para “cortar o Pi”. Afinal, a Matemática está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora.
O Dia Internacional da Matemática (DIM) é um projeto da IMU (International Mathematical Union) e foi proclamado pela UNESCO em 2019. O tema do ano 2023 é "A Matemática para toda a gente!". Muito obrigada aos "Exploradores da Ciência" e às Professoras que aceitaram este desafio na celebração do DIM 2023! Até à próxima!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
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O Dia Internacional da Matemática é um projeto da IMU (International Mathematical Union) e foi proclamado pela UNESCO em 2019. O tema deste ano (2023) é "A Matemática para toda a gente!".
Neste dia tão especial da Matemática, o Clube Ciência Viva na Escola do AESPC "colocou na bagagem" um Físico da FCUP que gosta de "Conversas Matemáticas" e marcou um encontro com "Exploradores da Ciência" da Comunidade Escolar, na Biblioteca da Escola Sede. Alunos das turmas do 7ºF, 9ºC, 9ºD, 7ºA, 7ºB, 6ºF, 5ºE, 8ºA, 8ºE, 7ºC e 9ºA, estiveram à conversa com o Professor Doutor José Luís Santos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) sobre o número Pi e a geometria do Universo e sobre muitos outros temas.
Números mágicos, o que são? Afinal, o que é a matemática? Por que é que a nossa matemática bate certo com o Universo? O que são números? Não faltaram exemplos de números que descrevem quantidades de existências e algumas curiosidades envolvendo números (o poder do número 4, o notável número 1089, o fantástico número 12345679, por exemplo). Número de Ouro e a proporção divina? Que número é este? Afinal, a Natureza gosta muito de espirais! Mas, para além das espirais, a proporção associada ao Número de Ouro é omnipresente na Natureza e, também, nas Artes! O mais famoso número transcendente é ... Pi! Certo, mas há muitos números transcendentes, assim, porque é este especial?
Foi de facto uma conversa fantástica, onde a Matemática foi a protagonista e deliciou alunos e professores curiosos. Foi uma tarde e uma manhã repletas de curiosidade e alegria. Foi fantástico celebrar o Dia Internacional da Matemática com estes "Exploradores da Ciência"! Obrigada aos alunos(as) e Professores(as) por aceitarem o desafio de estarem presentes nesta "Conversa Matemática" com o Físico José Luís Santos da FUCP! Até à próxima!
Viva o Dia Internacional da Matemática! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
Neste dia tão especial da Matemática, o Clube Ciência Viva na Escola do AESPC "colocou na bagagem" um Físico da FCUP que gosta de "Conversas Matemáticas" e marcou um encontro com "Exploradores da Ciência" da Comunidade Escolar, na Biblioteca da Escola Sede. Alunos das turmas do 7ºF, 9ºC, 9ºD, 7ºA, 7ºB, 6ºF, 5ºE, 8ºA, 8ºE, 7ºC e 9ºA, estiveram à conversa com o Professor Doutor José Luís Santos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) sobre o número Pi e a geometria do Universo e sobre muitos outros temas.
Números mágicos, o que são? Afinal, o que é a matemática? Por que é que a nossa matemática bate certo com o Universo? O que são números? Não faltaram exemplos de números que descrevem quantidades de existências e algumas curiosidades envolvendo números (o poder do número 4, o notável número 1089, o fantástico número 12345679, por exemplo). Número de Ouro e a proporção divina? Que número é este? Afinal, a Natureza gosta muito de espirais! Mas, para além das espirais, a proporção associada ao Número de Ouro é omnipresente na Natureza e, também, nas Artes! O mais famoso número transcendente é ... Pi! Certo, mas há muitos números transcendentes, assim, porque é este especial?
Foi de facto uma conversa fantástica, onde a Matemática foi a protagonista e deliciou alunos e professores curiosos. Foi uma tarde e uma manhã repletas de curiosidade e alegria. Foi fantástico celebrar o Dia Internacional da Matemática com estes "Exploradores da Ciência"! Obrigada aos alunos(as) e Professores(as) por aceitarem o desafio de estarem presentes nesta "Conversa Matemática" com o Físico José Luís Santos da FUCP! Até à próxima!
Viva o Dia Internacional da Matemática! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
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