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Na 2ª parte desta Oficina STEAM, os "Pequenos Exploradores da Ciência" do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC continuaram a explorar como funciona um avião e a criar modelos que voam utilizando apenas a força de um elástico. Os desafios foram todos superados! Estes "Exploradores da Ciência" são mesmo fantásticos!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
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O avião é um meio de transporte eficiente e, estatisticamente, o mais seguro do mundo! Nesta atividade, os "Pequenos Exploradores da Ciência" do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC exploraram como funciona um avião e criaram vários modelos. Até criaram um modelo que voa utilizando apenas a força de um elástico. Como uma ave, um avião necessita de asas para voar, mas, para além das asas, o avião precisa também de uma pequena ajuda extra. Precisa de um motor! Afinal, foi fácil descobrir como um elástico pode funcionar no nosso avião como um motor e como umas asas bem feitas o podem fazer voar até longe. Mas, o desafio ainda não terminou para estes fantásticos "Exploradores da Ciência!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
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A plataforma #EstudoEmCasaApoia disponibiliza cursos de livre acesso destinados a alunos de todos os níveis de ensino.
Estes cursos permitem ao aluno explorar autonomamente sequências de aprendizagem relacionadas com as diversas disciplinas do currículo.
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No âmbito da comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia, os alunos do 4º Ano da professora Carla Vicente da EB Vila Verde realizaram com a professora de AEC Lúdicas, Rita Coelho, a atividade experimental "Ácido ou Base". Nesta atividade, os alunos testaram o pH (potencial de hidrogénio) de duas soluções: solução de bicarbonato de sódio (solução 1) e vinagre (solução 2), recorrendo ao extrato de couve-roxa (funciona como indicador de pH).
O pH é uma propriedade química das substâncias definida pela sua concentração em iões hidrogénio e o seu valor varia entre 1 e 14, podendo ser determinado indiretamente pela adição de indicador de pH. A couve-roxa contém um pigmento chamado flavina cuja conformação química varia consoante a concentração de iões de hidrogénio, o que resulta na alteração da cor. A flavina muda para a cor vermelha/rosa na presença de ácidos (pH entre 1 e 6), para uma cor roxa/azulada em soluções neutras (pH 7) e azul/verde em soluções básicas (pH entre 8 e 14). Após a adição do extrato de couve-roxa às duas soluções, observaram alteração na cor inicial , onde a solução de bicarbonato de sódio ficou verde e o vinagre ficou rosa. Após consulta da Escala de pH da couve roxa, classificaram a solução de bicarbonato de sódio como sendo básica (pH 12) e o vinagre sendo ácido (pH 3).
Foram momentos de concentração, foco e contacto com algum material usado em laboratório, como tubos de ensaio e pipetas de Pasteur. Os alunos fizeram os registos das observações e foram por uma hora Cientistas!
A professora Carla Vicente.
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