- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Detalhes
- Categoria: Notícias
O grupo do Voluntariado do Agrupamento elaborou um calendário dos Afetos para todos refletirem sobre esta problemática que tanto preocupa a sociedade em geral. Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
O referido calendário foi levado para casa, dando aos alunos a possibilidade de fazer, diariamente, um pequeno gesto partilhado com familiares e amigos, de forma a que os afetos facilitem a criação de laços e carinho pelo(s) outro(s). As relações afetivas entre pessoas precisam de ser alimentadas por meio de ações e palavras.
De uma maneira geral os alunos realizaram as tarefas que mais gostaram, tais como:
- Abraçar alguém (disseram que sentiam saudades de o fazer devido à pandemia);
- Sorrir e ver sorrir (sem o uso da máscara);
- Oferecer flores;
- Telefonar a familiares e amigos que se encontram longe;
- Ajudar nas tarefas domésticas;
- Ler um poema a alguém.
“Ofereça um carinho, provoque um sorriso e melhore o dia de cada pessoa que passar pela sua vida”
Anónimo
Grupo de Voluntariado
- Detalhes
- Categoria: Notícias
No dia 23 de abril, os alunos Ada Brandão (9.º E), André Mota (9.ºA) e Francisco Araújo (9.ºC) participaram na fase regional das Olimpíadas de Física, acompanhados pela professora de Físico-Química, Sílvia Rocha. Esta atividade, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados na realização da prova que estava dividida numa componente teórica e numa componente prática. Ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com uma temática muito atual: “A caminho do futuro: a nanotecnologia na produção de hidrogénio verde”.
Os alunos fizeram um balanço muito positivo desta experiência, destacando o convívio entre alunos, num âmbito diferente da escola e da sala de aula convencional.
A professora Sílvia Rocha.
Pág. 195 de 239