- Detalhes
- Categoria: Notícias
Demos continuidade ao projeto, com a exploração da história: O grande guarda-chuva.
Depois de ouvirem a história, foi pedido a cada aluno o significado da palavra: ABRIGAR e fez-se o registo no quadro.
De seguida foram à descoberta de frases compostas por duas palavras, e chamando a atenção, que, por exemplo “boa tarde”, é uma frase com duas palavras e não uma palavra maior. Assim se vão apercebendo de que a frase, percebida como um todo, vai ser dividida em pedaços menores, as palavras, e estas em pedacinhos menores ainda, que são as sílabas e os sons individuais, que são as letras.
Foi ainda pedido completassem a frase: O meu guarda-chuva é… e foi feito o registo das frases no quadro.
No final lançou-se a pergunta: - Quem abrigarias no teu guarda-chuva?
Os alunos fizeram o registo gráfico dos trabalhos e depois foram expostos na sala.
Momento muito rico para o desenvolvimento da linguagem, através da oralidade.
Esta atividade, foi dinamizada também na sala do pré-escolar.
As Docentes,
Fátima Oliveira
Carla Pereira.

- Detalhes
- Categoria: Notícias
O grupo de alunos participantes na Oficina dos Sabores da Escola Básica deslocaram-se, no dia 3 de novembro, ao museu da Regueifa de Valongo.
A visita superou as expetativas pelo fator prático do percurso da mesma, deixando todos atentos e interessados nas histórias desenroladas. Durante a visita foi dado a conhecer todo o processo da confeção do pão, ou seja, desde o cereal até ao pão. Também foi mostrado as diferentes farinhas, o equipamento utilizado para a confeção dos produtos e também explicaram como era feita a distribuição do pão, da regueifa e do biscoito. Deixaram-nos curiosos por saber mais ...
O culminar da visita ao museu foi a confeção de biscoitos com as devidas regras de higiene e oferta dos mesmos. Como surpresa trouxemos a receita dos biscoitos para confecionarmos na nossa Oficina dos Sabores.
Por fim, o grupo deslocou-se ao Burger King, do Continente de Valongo, onde cada aluno foi observado e avaliado nas aprendizagens desenvolvidas na escola, na antecipação das diferentes tarefas e regras do saber ser: esperar pela vez, falar baixo, referir por favor, obrigada e desculpe nas ocasiões certas e no saber estar à mesa conforme as regras de etiqueta. Para o efeito, realizou-se um registo com a ajuda de imagens de forma a que todos pudessem interiorizar os diferentes saberes.
As professoras do Centro de Apoio à Aprendizagem.
Pág. 196 de 271













