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- Categoria: Projetos
O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. Para isso, é necessário que se estabeleça uma associação de, no mínimo, duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais e respetivos alunos, dois bibliotecários ou dois coordenadores. A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos de gestão e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.
O nosso agrupamento foi distinguido em 2018, com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning, resultado dos projetos "Let´s be lanterns" e "Lights on Cultural Heritage”. Essa distinção foi o resultado do empenho dos docentes deste agrupamento, numa abertura europeísta, na tentativa de atribuição de outra dimensão aos projetos desenvolvidos no agrupamento.
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- Categoria: Projetos
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Todos os anos letivos a nossa equipa Eco-Escolas (Dra. Sílvia Rocha, Dra. Ana Ferreira, Dra. Teresa Garrido e Dr. Rui Rodrigues), promove iniciativas no âmbito do projeto que culmina na aquisição de bandeiras, certificados e prémios.
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- Categoria: Projetos
O projeto INCLUD-ED – Comunidades de Aprendizagem é mais que um projeto é uma proposta de transformação educacional que procura melhorar a aprendizagem e a convivência de todos os alunos, para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade.
O INCLUD-ED resultou da pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona.
Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica (Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Transformação, Dimensão Instrumental, Criação de Sentido, Solidariedade e Igualdade de Diferenças), e em um conjunto de Ações Educativas de Sucesso, o projeto traz práticas comprovadas cientificamente, como sendo eficazes para aplicar em sala de aula e para a gestão escolar.
Estas encontram-se organizadas em sete áreas de intervenção ou ações, a saber:
– Grupos Interativos;
– Tertúlias Dialógicas;
– Formação de Familiares;
– Participação Educativa da Comunidade;
– Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos;
– Formação Pedagógica Dialógica de Professores;
– Biblioteca Tutorada.
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- Categoria: Projetos
O Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. A educação, a formação, a juventude e o desporto são domínios fundamentais que apoiam os cidadãos no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Em última análise, quando o ensino e a formação, bem como a aprendizagem informal e não formal, são inclusivos e de elevada qualidade, proporcionam aos jovens e aos participantes de todas as idades as qualificações e aptidões necessárias para que participem de forma significativa na sociedade democrática, na compreensão intercultural e numa transição bem-sucedida para o mercado de trabalho. Com base no êxito do programa no período de 2014-2020, o Erasmus+ intensifica os seus esforços para aumentar as oportunidades oferecidas a mais participantes e a um leque mais vasto de organizações, centrando-se no seu impacto qualitativo e contribuindo para sociedades mais inclusivas e coesas, mais ecológicas e preparadas para a era digital.
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa. Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um Espaço Europeu da Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais, fazendo progredir a cooperação política para a juventude ao abrigo da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e promovendo a dimensão europeia no desporto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O programa tem os seguintes objetivos específicos:
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promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do ensino e formação; |
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promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa entre os jovens, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível de organizações e políticas no domínio da juventude; | |
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promover a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal da área desportiva, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação a nível das organizações desportivas e das políticas desportivas. |
Texto retirado do Guia do Programa (https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/sites/default/files/2021-erasmusplus-programme-guide_v2_pt.pdf).
Perante as oportunidades de financiamento na área da Educação e Formação, o nosso agrupamento concorreu ao apoio financeiro com um projeto para a sua internacionalização, capacitação dos seus quadros e melhoria das suas metodologias de ensino e formação, através de frequência de cursos estruturados em países da UE, durante as mobilidades projetadas. É seu desejo viver a Europa e o que é ser europeu, num mundo cada vez mais globalizante e aproximado pela comunicação em rede.
A coordenação do projeto está a cargo da Diretora do Agrupamento, a docente Ana Luísa Xavier.
O projeto abrange diferentes níveis de escolaridade e vários grupos de recrutamento, destinando-se a nove Docentes do Quadro de Agrupamento de forma a garantir a continuidade e a sustentabilidade do projeto e do impacto e disseminação da experiência adquirida.
Estas formações/mobilidades deverão responder às metas plasmadas no Projeto Educativo, no Projeto TEIP e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento, orientadas para a criação de estratégias de ensino, valorização da língua e da cultura portuguesas e estrangeiras, numa perspetiva de integração universal, de solidariedade e de cooperação internacional e intercultural, prevendo uma melhoria das competências profissionais dos participantes nas áreas seguintes:
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estratégias de combate à indisciplina; | |
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implementação da flexibilidade/transversalidade dos vários saberes, nomeadamente das artes; | |
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melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem. |
Este projeto trará novas formas de ver e pensar o ensino, que certamente auxiliarão a melhorar e mudar as práticas pedagógicas, contribuindo para a inovação nos projetos em vigor. As atividades de formação realizadas contribuirão para que o Agrupamento se afirme como uma instituição dotada de uma dimensão internacional, conhecedora de outras realidades culturais e educativas e promotora de práticas pedagógicas e abordagens distintas.
No contexto do projeto LOE , foram selecionados 6 cursos estruturados utilizando a plataforma School Education Gateway em 3 países diferentes da UE – Itália, Estónia e Finlândia, cursos no âmbito das práticas e ambientes pedagógicos, lideranças pedagógicas, inovação educacional e promoção do sucesso escolar.
Brevemente será disponibilizado um espaço web, especifico, para a divulgação do projeto.
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