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O Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova promove um projeto de abordagem das Expressões em contexto escolar, nomeadamente dança, música e atividades artístico/plásticas, para o primeiro ciclo do ensino básico, privilegiando as fases mais precoces de ensino/aprendizagem. O projeto pretende ser inclusivo e de continuidade, garantindo que os alunos vivam uma cultura artística ao longo do seu percurso escolar.
O objetivo será o de incutir nos alunos aspetos ligados às expressões, que lhes permitam mobilizar saberes múltiplos, facilitadores da melhoria dos resultados escolares. Para além destes aspetos, os alunos são preparados para apresentações públicas, com temáticas abrangentes e essenciais no seu percurso escolar e para a sua formação pessoal e social.
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O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes.
Para mais informações, clique em: https://www.dge.mec.pt/pcdd/
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.
Equipa PADDE:
Dra. Ana Luísa Xavier
Dra. Isabel Tavares (Assessora do Projeto),
Dra. Susana Cardoso
Dra. Telma Neto (Coordenadora do Projeto).
PADDE 2021/2025
PADDE 2021_2025 com adenda JANEIRO 2024
Para qualquer esclarecimento, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Para mais informações sobre o PADDE, visite o site exclusivamente dedicado à escola digital e respetivo plano de ação: https://escoladigital.agrupspc.pt/
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A SELFIE (sigla de, «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma iniciativa da Comissão Europeia e é financiada através do Programa Erasmus.
A ferramenta foi desenvolvida com uma equipa de peritos de escolas, ministérios da educação e institutos de investigação de toda a Europa. As instituições parceiras incluem a Fundação Europeia para a Formação, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e o Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação da UNESCO.
A SELFIE é uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação. A SELFIE tem uma base sólida na investigação e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.
A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas e a uma escala de resposta simples de 1 a 5. As perguntas e as afirmações demoram cerca de 20 minutos a preencher.
Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou uma imagem («SELFIE» :-)), dos pontos fortes e dos pontos fracos da escola em termos da sua utilização das tecnologias.
O nosso agrupamento aderiu ao projeto no ano letivo 2029/2020. Contudo, devido às circunstâncias excecionais de uma pandemia, o projeto foi implementado, no primeiro período do ano letivo 2020/2021.
Equipa:
Dra. Ana Paula Lino
Dra. Telma Neto (Coordenadora)
Dr. Vítor Ribeiro
Para mais informações, contacte a equipa SELFIE: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
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Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas Portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.
O nosso Agrupamento foi distinguido, em 2019, na cerimónia de atribuição do Selo "Escola SaudávelMente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão 2019-2021", no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação, uma iniciativa conjunta entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direção-Geral da Educação, realizado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
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