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- Categoria: Projetos
O Voluntariado é um movimento que mobiliza em todo o mundo um grande número de jovens e de adultos, sendo um instrumento de participação da sociedade civil nos mais diversos domínios de atividade.
Destinatários
Este projeto de voluntariado começou a ser desenvolvido a partir do ano letivo de 2017/2018 da Escola sede do Agrupamento, mas pretende envolver toda a comunidade escolar, assim como sujeitos singulares e Instituições da Comunidade que a rodeia.
Objetivos
- Estimular e apoiar as práticas de voluntariado jovem em áreas tidas como relevantes tanto para a sociedade em geral, como para a sociedade jovem;
- Desenvolver aptidões pessoais, sociais e formativas dos alunos;
- Promover nos alunos atitudes de solidariedade, fraternidade e educação para os valores;
- Enriquecer o processo de ensino aprendizagem, estimulando discussões sobre valores como a ética e a cidadania.
Horário do Grupo de Voluntariado
Ano letivo 2024/2025
2.ª FEIRA - 17H25
3.ª FEIRA - 15H20 | 16H30
4.ª FEIRA - 09H15 | 15H20 | 16H30
5.ª FEIRA - 10H25 | 11H20 | 12H20 | 14h20
Junta-te ao voluntariado: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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- Categoria: Projetos
O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.
Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes.
Para mais informações, clique em: https://www.dge.mec.pt/pcdd/
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.
Equipa PADDE:
Dra. Ana Luísa Xavier
Dra. Isabel Tavares (Assessora do Projeto),
Dra. Susana Cardoso
Dra. Telma Neto (Coordenadora do Projeto).
PADDE 2021/2025
PADDE 2021_2025 com adenda JANEIRO 2024
Para qualquer esclarecimento, contacte-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Para mais informações sobre o PADDE, visite o site exclusivamente dedicado à escola digital e respetivo plano de ação: https://escoladigital.agrupspc.pt/
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- Categoria: Projetos
A SELFIE (sigla de, «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma iniciativa da Comissão Europeia e é financiada através do Programa Erasmus.
A ferramenta foi desenvolvida com uma equipa de peritos de escolas, ministérios da educação e institutos de investigação de toda a Europa. As instituições parceiras incluem a Fundação Europeia para a Formação, o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e o Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação da UNESCO.
A SELFIE é uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação. A SELFIE tem uma base sólida na investigação e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.
A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas e a uma escala de resposta simples de 1 a 5. As perguntas e as afirmações demoram cerca de 20 minutos a preencher.
Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou uma imagem («SELFIE» :-)), dos pontos fortes e dos pontos fracos da escola em termos da sua utilização das tecnologias.
O nosso agrupamento aderiu ao projeto no ano letivo 2029/2020. Contudo, devido às circunstâncias excecionais de uma pandemia, o projeto foi implementado, no primeiro período do ano letivo 2020/2021.
Equipa:
Dra. Ana Paula Lino
Dra. Telma Neto (Coordenadora)
Dr. Vítor Ribeiro
Para mais informações, contacte a equipa SELFIE: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
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Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas Portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.
O nosso Agrupamento foi distinguido, em 2019, na cerimónia de atribuição do Selo "Escola SaudávelMente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão 2019-2021", no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação, uma iniciativa conjunta entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direção-Geral da Educação, realizado no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
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