O cientista veio à nossa escola (EB1 de Silveirinhos)!!
Obrigada aos professores/investigadores, José Luís Santos e Ana Cachide.
Aprendizagem impagável! Sucesso pleno, atestado pelo entusiasmo dos alunos. É assim que o "bichinho" da ciência entra!!
 
A professora Jacinta Braga.
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9
 
 
 

 

Esta atividade surgiu do interesse de dar continuidade ao Programa Vocacional no 1.º Ciclo - “ZOOTOPIA…o lugar onde tudo é possível e cada um pode ser o que quiser!”, tendo em vista o desenvolvimento vocacional e socioemocional dos alunos do 4.º ano, no Centro Escolar Carvalhal/Mó.

As duas sessões decorreram sob a responsabilidade da Psicóloga do SPO e com a colaboração da Professora Titular de Turma, abrangendo: a exploração de diversas profissões; a visualização do filme “Zootopia”; e a identificação de oportunidades vocacionais “A escola e o meu futuro”.

E em comparação com o ano anterior, os resultados foram muito díspares! De 7 profissões escolhidas na turma, do 4.º ano, do ano anterior, as preferências dos alunos foram: serem polícias, futebolistas, veterinário/a e youtubers!; e, este ano temos um universo de 18 profissões, em que as maiores preferências são: futebolistas, camionistas, bombeiros/as, professores/as; assim como, aumentou o número de escolhas por aluno (duas a três). O que demonstra um maior conhecimento das suas habilidades e capacidades! Por exemplo, uma aluna escolheu ter preferência para ser: ou jornalista, ou manicure ou estilista de moda!

Mais uma atividade dinamizada pelo SPO com o intuito de estimular e motivar as nossas crianças para a importância da escola, de aprenderem, para serem o que quiserem! Cá estamos com eles para os ajudar nesta jornada!

 

O Serviço de Psicologia e Orientação e Professora Sílvia Miranda.

 

Previous Next Play Pause
1 2
 
 
 

Na tarde de quinta-feira de 23 de maio, os "Jovens Exploradores da Ciência" do Clube CVnE andaram "Às voltas com a Água" para celebrar o DIA MUNDIAL DA ÁGUA (no passado dia 22 de março), porque todos os dias são perfeitos para falar/conversar sobre a importância da água para todos os seres vivos. Foi uma tarde dedicada à exploração de diversos “Snacks de Ciência” do parceiro de atividades PDC-CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), onde a protagonista foi a água.

Os "Snacks de Ciência" são um conjunto de atividades práticas que permitem explorar de forma rápida e divertida fenómenos naturais e/ou conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. As atividades envolvem experiências “hands-on" simples, fáceis de realizar e recursos de baixo custo e disponíveis no dia a dia. Podemos dizer, num jeito divertido, que um "Snack de Ciência" é um “petisco científico”, pois pretende satisfazer a curiosidade e saciar de forma rápida e divertida a vontade de experimentar e de aprender. Nas mesas de trabalho, os “Jovens Exploradores da Ciência” encontraram “Snacks de Ciência” para todos os gostos e os desafios tinham de ser superados. Das “flores de papel que desabrocham em água”, passando por “segurar água com peneira” e “segurar água com papel, “água elástica”, “estrela que bebe água”, “garrafa furada”, “espetada de água em saco”, “copos de água invertidos”, “gotas de água numa moeda” e “areia com medo de água”, nenhum “Snack de Ciência” ficou de fora para celebrar o Dia Mundial da Água.

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é celebrado anualmente no dia 22 de março com o objetivo de chamar a atenção para a importância da “água doce” e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável. Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado. Em 2024 o TEMA é “ÁGUA PARA A PAZ”. Foi neste contexto que a conversa, entre os elementos da Equipa do Clube CVnE, se centrou nesta tarde. Temos de ter sempre presente que apenas uma pequena parcela (cerca de 3%) da água da Terra é “doce" (ou não salgada) e adequada para consumo humano. Isso torna a água um recurso valioso para todos os seres vivos, que precisa ser devidamente cuidado.

 

 A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS

 

 

 

 

Back to top