No dia 14 de junho (4ºfeira), dia do Agrupamento, o nosso tema é “Sou Cidadão Eco-Escola”. Participa nesta iniciativa com a Troca de Pilhas, Resíduos de Equipamento Electrónico (REE) e outros Resíduos Sólidos Urbanos, por materiais usados, em bom estado, que também podes trazer (precisam de uma Nova Vida).

 

O Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o Projeto de Divulgação Científica CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) foram os parceiros do P.A.F.C. (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular) da turma do 9.º D.

A Metodologia de Projeto é um modelo, cujo conceito de educação não se limita a satisfazer necessidades imediatas, mas, naturalmente, é orientada para o futuro. Consiste num método de trabalho baseado na resolução de problemas que surgem da necessidade de responder a um desejo, de resolver uma necessidade ou de enfrentar um desafio. Nesta perspetiva, o desafio da turma do 9.ºD, envolveu a conceção e gestão de uma “miniempresa” de produção e comercialização de produtos artesanais, nomeadamente, aromas extraídos de cascas de citrinos, flores de alfazema e folhas de eucalipto. Desta forma, potenciou-se a aplicação das aprendizagens em situações reais do quotidiano e fomentou-se a responsabilidade cidadã para a sustentabilidade planetária, assim como para a saúde económica e financeira de uma empresa e/ou de um pequeno negócio. O carácter empreendedor do projeto permitiu estimular o desenvolvimento de capacidades e competências necessárias ao cidadão do século XXI, numa integração plena de ação ativa em sociedades atuais.

Como acontece nos Projetos Interdisciplinares, que articulam as diversas disciplinas, pretendeu-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos. Paralelamente, foi oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, os alunos tiveram a oportunidade de encontrar formas diferenciadas de aprendizagem. Por conseguinte, a colaboração dos professores do Conselho de Turma tornou-se essencial para o desenvolvimento, implementação e execução das várias etapas do projeto.

A apresentação do projeto e produto final à comunidade escolar foi concretizada no 3.º período em tipologia expositiva com contactos de comercialização e venda. Os produtos comercializados incluíram “Kits ambientadores MINI”, “Kits Ambientadores PLUS” e "Marcadores de Livros - Científicos”, que foram alvos de aquisição por diferentes elementos da comunidade educativa (docentes, funcionários não docentes, alunos, encarregados de educação, familiares de alunos e outros).

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!

Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos

 

 
 
 

O livro “História das Invenções”, de Monteiro Lobato, publicado em 1935, é inspirado na obra “História das Invenções: o homem, fazedor de milagres”, de Hendrik Van Loon, publicado em 1934, e fala sobre algumas invenções realizadas pelo homem no decorrer da história. A teoria defendida por Loon era que as invenções teriam como foco aumentar as potencialidades das faculdades naturais do homem: a mão, o pé, a boca, o nariz e os ouvidos. Para os escritores, as invenções não são características apenas dos homens, os animais também têm essa capacidade inventiva, por exemplo: os pássaros, as vespas, as formigas constroem ninhos; as aranhas constroem teias como equipamento de caça, e assim por diante. A diferença é que, enquanto os animais não geram novas invenções, o homem a partir de uma gera outras. Com uma combinação fascinante de realidade e fantasia, por meio da voz das suas personagens, o escritor Monteiro Lobato traduz para os leitores a obra do historiador holandês Hendrik Van Loon e apresenta um painel do progresso social e científico do homem, contextualizando os desdobramentos das inovações tecnológicas para a humanidade.

Foi assim, neste contexto, que a viagem de hoje começou no Clube Ciência Viva na Escola do AESPC! Uma viagem de inventos, inventores e engenhocas que nos levou à construção de borboletas autómatos, catapultas e carros movidos a elástico, com recurso a materiais de baixo custo e/ou reutilizáveis. Também tivemos tempo para conversar sobre o princípio de funcionamento destas engenhocas divertidas e ficar a saber algumas aplicações no dia a dia dos conceitos físicos envolvidos. Afinal, a Física está mesmo em todo o lado! Foi mais uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora.

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos

 

 

 
 
 

A Poesia envolveu-se no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do 5ºB, provando assim que proteger o Ambiente também é uma escolha dos Poetas.

A professora Maria da Luz Melo.

Back to top