- Detalhes
- Categoria: Notícias
Dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior, os alunos empenharam-se na identificação das espécies do Jardim da escola, numa tentativa de todos ficarmos a conhecer melhor a biodiversidade que nos rodeia.
Para o efeito utilizaram as plataformas iNaturalist /BioDiversity4All; Flora on.pt; plantnet.org , entre outras.
A pesquisa levou a produção de um pequeno portfólio com ilustrações e fotografias de várias espécies, o qual foi elaborado pelos participantes.
O professor Gil Bandeira.
- Detalhes
- Categoria: Notícias
No dia 14 de junho (4ºfeira), dia do Agrupamento, o nosso tema é “Sou Cidadão Eco-Escola”. Participa nesta iniciativa com a Troca de Pilhas, Resíduos de Equipamento Electrónico (REE) e outros Resíduos Sólidos Urbanos, por materiais usados, em bom estado, que também podes trazer (precisam de uma Nova Vida).

- Detalhes
- Categoria: Notícias
O Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o Projeto de Divulgação Científica CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) foram os parceiros do P.A.F.C. (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular) da turma do 9.º D.
A Metodologia de Projeto é um modelo, cujo conceito de educação não se limita a satisfazer necessidades imediatas, mas, naturalmente, é orientada para o futuro. Consiste num método de trabalho baseado na resolução de problemas que surgem da necessidade de responder a um desejo, de resolver uma necessidade ou de enfrentar um desafio. Nesta perspetiva, o desafio da turma do 9.ºD, envolveu a conceção e gestão de uma “miniempresa” de produção e comercialização de produtos artesanais, nomeadamente, aromas extraídos de cascas de citrinos, flores de alfazema e folhas de eucalipto. Desta forma, potenciou-se a aplicação das aprendizagens em situações reais do quotidiano e fomentou-se a responsabilidade cidadã para a sustentabilidade planetária, assim como para a saúde económica e financeira de uma empresa e/ou de um pequeno negócio. O carácter empreendedor do projeto permitiu estimular o desenvolvimento de capacidades e competências necessárias ao cidadão do século XXI, numa integração plena de ação ativa em sociedades atuais.
Como acontece nos Projetos Interdisciplinares, que articulam as diversas disciplinas, pretendeu-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos. Paralelamente, foi oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, os alunos tiveram a oportunidade de encontrar formas diferenciadas de aprendizagem. Por conseguinte, a colaboração dos professores do Conselho de Turma tornou-se essencial para o desenvolvimento, implementação e execução das várias etapas do projeto.
A apresentação do projeto e produto final à comunidade escolar foi concretizada no 3.º período em tipologia expositiva com contactos de comercialização e venda. Os produtos comercializados incluíram “Kits ambientadores MINI”, “Kits Ambientadores PLUS” e "Marcadores de Livros - Científicos”, que foram alvos de aquisição por diferentes elementos da comunidade educativa (docentes, funcionários não docentes, alunos, encarregados de educação, familiares de alunos e outros).
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
Pág. 138 de 263

















































