- Detalhes
- Categoria: CVnE 2022/2023
No dia 15 de Fevereiro, as turmas do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar Carvalhal e Mó, e da Escola Básica de Vila Verde do AESPC foram visitados pelo Clube Ciência Viva na Escola deste Agrupamento e pelo seu parceiro de atividades - o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), para realizarem a Oficina STEAM "Vamos descobrir a Lua!".
O belo Planeta Azul é um planeta especial por ser a nossa “Casa Comum”! Mas, hoje sabemos que é apenas um planeta entre muitos, que “gira” em torno de uma estrela, num dos muitos sistemas planetários. Qual é a posição da Terra no Universo? Vamos imaginar que temos um “amigo de outra galáxia”. Como indicar a um habitante de outra galáxia, o local onde nos encontramos no Universo? E, que tal, escrever uma carta a convidá-lo para uma festa de aniversário, aqui, na Terra? Aceitam o desafio? Fico à espera!
Foi, assim, uma fantástica viagem pelo Universo para ficar a saber que este “é tudo o que existe”: a Terra, outros planetas, a Lua, o Sol, outras estrelas, as galáxias, buracos negros e todas as outras formas de matéria e de energia.
Visitamos o Sistema Solar e fizemos uma paragem no belo Planeta Azul, para ficar a saber mais sobre o satélite natural da Terra. Afinal, para além do Sol, qual é o astro que se destaca bem no céu? Muito bem, “Pequenos Exploradores do Universo”! É mesmo a LUA! Quais são as principais características da Lua? Por que a Lua tem crateras? Quais são as principais fases da Lua? Por que a Lua é mentirosa no Hemisfério Norte? As respostas foram boas e a conversa foi bem interessante e repleta de entusiasmo
Agora, "mãos à obra"! Vamos construir um “simulador de fases da Lua” a partir de materiais comuns e de baixo custo. Precisamos apenas de muita atenção, concentração, capacidade de observação, fazer medições com rigor, saber usar régua e tesoura, fazer colagens nos locais certos, ser criativo na resolução de algum problema que surja na construção, ser persistente e nunca desistir de um bom desafio!
Muito obrigada, "Pequenos Cientistas" e Professoras do Centro Escolar Carvalhal e Mó, e da Escola Básica de Vila Verde! Foi um gosto imenso fazer mais esta viagem convosco. Até à próxima!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
- Detalhes
- Categoria: CVnE 2022/2023
A importância do oceano é inquestionável para a vida na Terra. O lixo no oceano é um problema atual que ameaça o futuro da vida marinha. As nossas ações e escolhas são determinantes, uma vez que o “Mar começa em cada um de nós”! Que produtos de uso diário não devem parar no esgoto? O principal caminho para, por exemplo, resíduos sólidos chegarem no oceano são os rios. Depois de passar pelos rios e chegar ao mar, o que acontece com esse lixo? Atualmente, há 5 ILHAS DE PLÁSTICO NO OCEANO: a do Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul e Oceano Índico. Sabiam que a Grande Mancha de Lixo do Pacífico Norte tem 17 vezes o tamanho de Portugal? É uma ilha em que não se pode caminhar! É toda feita de plástico flutuante. Os investigadores estimam que tem cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados. Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos de plástico vão parar ao oceano todos os anos (equivalente a um camião por minuto). É de facto, impressionante!
Os plásticos não se decompõem no oceano. Partem-se em pedaços cada vez mais pequenos dando origem aos MICROPLÁSTICOS (pedaços de plástico com dimensão igual ou inferior a 5 mm). Os contaminantes presentes na água podem aderir à superfície dos microplásticos. Estes podem ser ingeridos e retidos pelos animais filtradores, como os bivalves. Por outro lado, os plásticos de maior dimensão podem afetar os peixes e a vida selvagem por sufocamento, ingestão ou aprisionamento. Cabe a cada um de nós fazer a diferença com simples medidas e atitudes responsáveis. Por exemplo, escolher alimentos não embalados ou aqueles em que as embalagens são BIODEGRADÁVEIS. Entre os vários materiais aplicados na produção de embalagens alimentares, os polímeros sintéticos, normalmente designados por “plásticos”, são amplamente utilizados devido à sua resistência mecânica, fácil processamento e baixo custo de produção. Contudo, o impacto ambiental tem motivado a procura de soluções alternativas. Os BIOPOLÍMEROS têm demonstrado resultados promissores no desenvolvimento de embalagens.
Foi assim que estes “Jovens Exploradores da Ciência” aguçaram a curiosidade, interesse e entusiasmo. Afinal, que recursos, equipamentos e reagentes precisamos para produzir um biopolímero? “Bora lá”, todos com “as mãos na massa” a preparar e a organizar procedimentos laboratoriais para a produção de materiais biopoliméricos! Mas, esta viagem ainda está agora a começar. Até à próxima!
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola
- Detalhes
- Categoria: CVnE 2022/2023
- Detalhes
- Categoria: CVnE 2022/2023
No âmbito do Programa das diversas Atividades do Clube Ciência Viva na Escola do nosso Agrupamento, foi criada a iniciativa "EXPerimenta CIÊNCIA VIVA no 1.º Ciclo" que tem o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) como parceiro e criador de atividades do Clube CVnE do AESPC.
Como sabemos, um dos grandes desafios da Educação Científica é aproximar o que se aprende na sala de aula do mundo real. Uma das abordagens é pela metodologia de "Inquiry-Based Science Education" (IBSE) que enfatiza a curiosidade e a observação, seguida pela resolução de problemas e experimentação. Nesse sentido, as atividades propostas do "EXPerimenta CIÊNCIA VIVA no 1.º Ciclo" envolvem grande interatividade e desenvolvem-se no formato de Oficinas STEAM e/ou Laboratórios "Hands-On" de recursos simples e de baixo custo, atrativas e adequadas à faixa etária e nível de ensino em questão.
Esta proposta integra um conjunto de 5 atividades de ciência e tecnologia para serem implementadas em cada turma do 4.º ano de escolaridade e ao longo do ano escolar 2022/2023, visando desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente Biologia, Astronomia, Física, Geologia, Química e Tecnologia. Por outro lado, a dimensão atitudinal relativamente à sensibilização e educação ambiental é parte integrante da metodologia de implementação.
Numa fase posterior, prevê-se que o "EXPerimenta CIÊNCIA VIVA no 1.º Ciclo" visite também as turmas do 3.º ano do AESPC, ainda este ano escolar.
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
Pág. 6 de 12