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Os alunos do 9.º ano nas aulas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento participaram no projeto da Eco-Escolas «A Bio Geodiversidade do Jardim da Minha Escola». Estes alunos foram explorar o jardim da escola, fotografaram e identificaram as diferentes espécies presentes com auxílio de uma app instalada no telemóvel/computador (FiTCount iNaturaList, Invasoras.pt). Posteriormente, em sala de aula, os alunos elaboram ilustrações de cada espécie e a ficha de identificação. Assim, os alunos desenvolveram competências de observação e de identificação de espécies, também atitudes e aptidões para a conservação e preservação das mesmas.
A professora Conceição Fonseca.
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Já se encontra disponível o programa para o Dia do Agrupamento "Paisagens de abril".
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Nesta 5.ª feira, os "Jovens Exploradores da Ciência" do Clube Ciência Viva na Escola foram convidados a viajar pela HISTÓRIA DA CIÊNCIA, a encontrar respostas a estas e a outras questões, e a descobrir como a QUÍMICA é fascinante!
A Alquimia era um conjunto de práticas e conhecimentos empíricos profundamente impregnados de alegorias, segredos, superstições e magia. Por exigir constante manipulação de materiais, aproximava-se muitas vezes da experimentação científica, como a entendemos atualmente. Eram dois os principais objetivos dos Alquimistas ou, pelo menos, da maioria deles: a transmutação de metais comuns (estanho, chumbo, cobre) em ouro, para o que buscavam um misterioso ingrediente, a “pedra filosofal”; e a descoberta de uma substância capaz de curar todas as doenças e de conferir a vida eterna, ou seja, o “elixir da longa vida”.
A conversa desta tarde no Clube CVnE foi, assim, bem interessante e repleta de entusiasmo. A curiosidade e as expectativas (do que iria acontecer no laboratório) dos “Jovens Exploradores da Ciência” foram ao rubro e o desafio estava na mesa de trabalho! Preparar e organizar os materiais/equipamentos de laboratório e reagentes químicos necessários para transformar moedas de um cêntimo em moedas de “prata” e de “ouro”. Cumprir as regras de segurança e meter “as mãos na massa”.
Afinal, o que aconteceu? Calma! Esta não é a resposta ao sonho dos Alquimistas. Nós não transformamos cobre em prata, muito menos prata em ouro. Aqui estão em ação as reações químicas de oxidação-redução. Quando se aqueceu a moeda em contacto com o zinco, este depositou-se na sua superfície dando-lhe um aspeto prateado. Quando se aqueceu a moeda prateada à chama da lamparina, o zinco depositado, reagiu com o cobre (principal constituinte da moeda) formando uma liga metálica de cor dourada (latão). Embora não sejam de prata e de ouro, vamos guardar estas moedas que são valiosas, pois simbolizam um sonho dos nossos antepassados e demonstram como a Química é mesmo fascinante e está mesmo em todo o lado!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS
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Visita dos alunos do 7.º E à Exposição “Encontro da CIÊNCIA, ARTE & POESIA - A Química do Amor” acompanhados pela Professora Ana Cachide. Esta exposição tem a mentoria e as ideias criativas e produtivas do PDC – CIÊNCIA PARA TODOS e reflete o pensamento poético do cientista Richard Dawkins (“existe poesia no mundo real (na natureza), a ciência é a poesia da realidade”), porque, de facto, a ciência está escrita no Livro da Natureza e a ciência também é feita de poesia!
Obrigada, “Jovens Exploradores da Ciência do 7.º E”! Foi um gosto imenso vivenciar convosco este “Encontro da Ciência, Arte & Poesia”! Até ao próximo encontro! Até à próxima viagem!
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-CIÊNCIA PARA TODOS
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