No dia 26 de janeiro de 2023, por volta das 14 horas, a turma 9ºA iniciou a sua caminhada pela Covilhã acima até à Bicafé e, posteriormente, ao Museu Mineiro.
A atividade foi dinamizada pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, Ana Paula Lino e pela sua diretora de turma Teresa Garrido, sendo acompanhados também pela professora Laurinda Macedo.
"Ao entrar no recinto da fábrica, o cheiro a café era intenso " relatam os alunos e professores. Foram-lhes oferecidas toucas e batas para manter as normas de higiene. Conseguiram observar o gigantesco armazenamento de "café verde" e ver o funcionamento da torragem até à embalagem do café. Tiveram a oportunidade, também, de experimentar cafés e chocolate quente que, por sinal, eram bastante saborosos. No fim, receberam um brinde e tiveram a oportunidade de demonstrar o seu "feedback" sobre o experimentado anteriormente em câmeras.
Após a visita, os alunos dirigiram-se até ao Museu Mineiro. Foi possível observar as novas reformas feitas no exterior. Ao entrar, os alunos ficaram fascinados com as reformas realizadas no interior. Uma sala bastante escura fazia sentir na pele tudo o que os mineiros passavam. Foi possível observar os instrumentos utilizados, os vagões, o estilo de vida e fósseis. Todas as visitas foram bem conduzidas pelos instrutores e os alunos apreciaram bastante as mesmas.

Rafael Moreira, 9ºA.
 
 
QUAL O PESO DE UM ASTRONAUTA NOUTRO ASTRO DO SISTEMA SOLAR?
 
No dia a dia peso e massa são utilizados como sinónimos. Contudo, tal está errado! Assim, 20 de janeiro, foi o dia dos alunos do 7º ano do AESPC distinguirem peso e massa de um corpo.
O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva entrou nas salas de aula destes alunos na pessoa da Monitora Adriana, com uma balança digital e dinamómetros de alguns astros do Sistema Solar. Foram, desta forma, desafiados a viajar até à Lua, Marte, Urano e Neptuno. Que viagem fascinante!
Mediram a massa de um dos elementos do grupo de trabalho, usando a balança digital e mediram o seu peso usando o dinamómetro do astro onde se encontravam. Do mesmo modo, mediram o peso de uma massa de água de 8 kg. Agora é só calcular a razão entre peso e massa e registar na tabela. Marcar os valores experimentais no gráfico e traçar a reta que melhor se aproxima desses valores. Podemos agora utilizar esta reta para determinar o peso do astronauta com 80 kg.
Não faltou empenho, interesse, curiosidade e muita concentração. Afinal, não é todos os dias que temos oportunidade de "andar pela Lua, Marte, Urano e Neptuno a realizar atividades experimentais"! Mas, os "Exploradores da Ciência" do 7º ano não ficaram por aqui. Antes de regressarem a casa (ao belo Planeta Azul), quiseram andar de astro em astro para a medir o peso de cada aluno. Que viagem fantástica! Afinal, peso e massa de um corpo são mesmo conceitos físicos diferentes!
O AESPC, no âmbito do Projeto Mais Sucesso, proporciona assim atividades de apoio à melhoria das aprendizagens, diversificando metodologias de ensino e aprendizagem e promovendo o envolvimento mais ativo dos alunos na construção do conhecimento. Por outro lado, contribui na partilha de boas práticas de metodologias e estratégias de ensino/aprendizagens.
 
Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Clube Ciência Viva na Escola e Grupo Disciplinar 510 (Física e Química)
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
 
 
 
No dia 20 de janeiro, os alunos do 7º ano e da Unidade de Apoio Especializado receberam a visita do Astrónomo Filipe Pires (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto) com o Planetário portátil digital do Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Foi um dia repleto de alegria e muita curiosidade! Afinal, não é todos os dias que as aulas decorrem dentro de uma cúpula insuflável com 6,5 m de diâmetro por 3,2 m de altura, e um sistema de projeção digital Digistar Delta 2.

Enquanto participavam numa sessão de observação do céu, os alunos tiveram a oportunidade de compreender como o telescópio contribuiu para percebermos o lugar que ocupamos no Espaço e como, com eles, continuamos a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. Conheceram também a história do telescópio, como esses instrumentos funcionam e como os Astrónomos os utilizam para explorar os mistérios do Universo. Foi uma fantástica e fascinante viagem pelo Universo com paragem obrigatória nos diversos astros do Sistema Solar!

O AESPC, no âmbito do Projeto Mais Sucesso, proporciona assim atividades de apoio à melhoria das aprendizagens, diversificando metodologias de ensino e aprendizagem e promovendo o envolvimento mais ativo dos alunos na construção do conhecimento. Por outro lado, contribui na partilha de boas práticas de metodologias e estratégias de ensino/aprendizagens.

Um agradecimento especial aos Colegas do Grupo de Educação Física que cederam, neste dia, o seu espaço de trabalho - o Pavilhão de Educação Física, para a realização desta atividade na escola sede do AESPC. Obrigada!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Clube Ciência Viva na Escola e Grupo Disciplinar 510 (Física e Química)
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
 
 
 
 
E foi assim no dia 27 de janeiro de 2023... a 1ª Apresentação do Livro do jovem escritor de 17 anos, Gonçalo Figueiredo!
Ao longo de várias semanas, alunos de diferentes anos de escolaridade contactaram com o livro Riviera do Norte, exploraram os seus textos e poemas em português e em inglês, prepararam a sua leitura em público, e elaboraram questões para colocarem ao autor.
Embora este projeto fosse dirigido especialmente aos 9ºs anos, no âmbito da Orientação Vocacional, também os alunos do 6º e do 7º anos leram e interpelaram criativamente o Autor ao longo da sessão; questionaram o âmago dos temas do livro: o Amor, a Mudança de projetos, a Adversidade e os obstáculos da vida, a Escrita como forma de resiliência, a Arte e, claro, a Difícil edificação do futuro individual de cada um.
O Serviço de Psicologia e Orientação agradece veementemente a colaboração das Professoras Julieta Barbosa, Ana Paula Carvalho, Rosa Amena, Ana Paula Lino e Cecília Costa, que orientaram e entusiasmaram os alunos nas suas aulas, e os conduziram às interessantíssimas reflexões da sessão.
Não podemos deixar de agradecer à Biblioteca / CRE e à Direção, que apoiaram de imediato esta iniciativa. E, por último, resta-nos uma palavra de admiração pela exímia, criativa e interpelativa apresentação da Professora Maria da Luz Melo, que iluminou as formas de expressar do Autor e as tornou Our Home!
 
Parabéns, Gonçalo Figueiredo, pela tradução das nossas inquietações para a linguagem dos poemas 🌿.
 
 
 
 
 
 
 
 

Back to top